quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Livro-manifesto «A Utilidade do Inútil» inaugura uma nova colecção da Faktoria K de Livros dirigida a adultos

A Utilidade do Inútil, do professor, filósofo e escritor italiano Nuccio Ordine (n. 1958), é o título que inaugura uma nova colecção, Ágora K, da Faktoria K de Livros, uma chancela da Kalandraka. «Para reflexão e 'discussão'», assim pretende ser esta nova colecção «que representa um enorme salto no nosso trabalho editorial», refere a editora.
Esta obra ensaística, traduzida para português por Margarida Periquito a partir de L'utilità dell'inutile, está traduzida em outras 19 línguas e publicada em 26 países e é um best-seller em Espanha, França e Grécia.
O autor estará em Coimbra, Porto e Lisboa para promover o livro entre 22 e 24 de Novembro. Mais informações, aqui.
Texto sinóptico
Não é verdade, mesmo em tempos de crise, que só é útil o que produz lucro. Nas democracias mercantis há saberes considerados «inúteis» que revelam uma utilidade extraordinária. Neste manifesto brilhante e original, Nuccio Ordine chama a atenção para a utilidade do inútil e para a inutilidade do útil através da reflexão de grandes filósofos (Platão, Aristóteles, Zhuang-zi, Montaigne, Campanella, Bacon, Kant, Heidegger, Bataille…) e de grandes autores (Ovídio, Dante, Moro, Shakespeare, Cervantes, Hugo, Dickens, Stevenson, García Lorca, Ionesco, García Márquez, Calvino, Lessing…).

Excerto
«(...) se deixarmos morrer o gratuito, se renunciarmos à força geradora do inútil, se ouvirmos unicamente este canto das sereias que nos impele a procurar o lucro, só seremos capazes de produzir uma colectividade enferma e desmemoriada que, confusa, acabará por perder o sentido de si mesma e da vida.» (p. 27)
Próximo título da colecção Ágora K: 
Gramática da Fantasia, de Rodari (publicação prevista para Fevereiro de 2017).

Sem comentários: