quinta-feira, 27 de abril de 2017

«Ioga para Corrigir a Visão», de Kazuhiro Nakagawa

Editora: Pergaminho
Data de publicação: 03/02/2017
N.º de páginas: 216

Nunca as pessoas fizeram tanto uso de computadores, smartphones, videojogos e outros aparelhos digitais como actualmente. Enquanto a electrónica avança exponencialmente, mais aparelhos são afinados e desenvolvidos para satisfazerem as necessidades e também dependências dos consumidores.
Oitenta por cento de todas as informações externas que os seres humanos obtêm são visuais. Para uma pessoa, tudo começa com o que ela vê através de seus olhos.
No livro Ioga para Corrigir a Visão, do médico Kazuhiro Nakagawa, ele é peremptório a afirmar que «muitos dos que pensam que têm boa visão estão de facto a enganar-se a si mesmos.» Será este o lado menos positivo dos utilizadores de aparelhos que vêm facilitar as comunicações e proporcionar melhor qualidade e comodidade, mas que vêm igualmente potenciar problemas ligados à visão?
O programa de treino de recuperação visual deste japonês, diretor do Vision Fitness Center em Tóquio, é baseado nos princípios de controlo sensorial do ioga e em outras práticas orientais. Esta abordagem baseada no poder da mente, tem o seguinte mote: «os olhos e o cérebro são como amigos inseparáveis, que trabalham sempre juntos.»
Na primeira metade do livro, o autor faz uma introdução a este seu método que já ajudou a melhorar e combater por completo a milhares de seus pacientes muitos problemas relacionados com a visão – das 216 páginas que o livro tem, cerca de 30 são preenchidas com resultados numéricos e percentuais optométricos do antes e depois dos pacientes terem sido apresentados a este método, e com testemunhos de quem afirma ter aliviado e vencido doenças como a miopia, a hipermetropia, o estrabismo, o astigmatismo e a ambliopia; para o número de páginas do livro, esta autopublicidade revela-se desmesurada.
Só quando as técnicas e exercícios são apresentados ao leitor, é que a obra começa a ganhar interesse, pois cativar o leitor, escrever pensando nele, este japonês não o faz – e já tem mais de dez livros publicados.
Em relacção aos exercícios apresentados, como o do 'círculo/triângulo/quadrado' ou o do 'ziguezague', para quem costuma ter os olhos cansados, secos, etc., estes são muito simples de pôr em prática e têm a mais-valia de terem figuras demonstrativas ao lado a exemplificar cada passo. Pestanejar, respirar, bocejar, massajar e visualizar são passos tão simples, mas que podem melhorar muito a nossa acuidade visual.
Quase no fim do livro, são apresentadas técnicas para os leitores que passam muito tempo a ler, e por consequente, ficam com os olhos fadigados. Kazuhiro Nakagawa expõe também os passos de um exercício muito precioso, intitulado 'Leitura rápida'. Quem não gostava de ler mais e em menos tempo? Ler ao dobro da velocidade habitual e ler uma linha de uma só vez?
Ioga para Corrigir a Visão é, portanto, uma obra com muitos conselhos úteis para quem sofre de desordens oculares. Todavia, e tal como o autor refere, os exercícios para surtirem efeitos devem ser postos em prática regularmente, com paciência e perseverança. A ver vamos…


Excertos
«Para evitar a depressão, é essencial tratar bem os olhos, que são os pontos de entrada da luz.» (p. 38)

«Como são os olhos que determinam a visão, quando os seus músculos se tornam rígidos, o sentido de equilíbrio da pessoa começa a vacilar facilmente.» (p. 106)

Sem comentários: