domingo, 21 de janeiro de 2018

As principais psicoterapias praticadas em Portugal, para conhecer no livro «Psicoterapias» (Pactor)

A Pactor Editora acaba de publicar Psicoterapias, obra coordenadora pela Psicóloga e Psicoterapeuta Isabel Leal. O livro colige textos de conceituados terapeutas das sociedades científicas (como o Psiquiatra Daniel Sampaio, a Psicóloga e Psicoterapeuta Catarina Vaz-Velho e o Psiquiatra, Pedopsiquiatra e Psicoterapeuta João Hipólito), e trata as mais importantes psicoterapias praticadas em Portugal.

Texto sinóptico
As psicoterapias são hoje um recurso para a vida quotidiana. Quase todas as pessoas, em algum momento da sua vida, decidem fazer ou são encaminhadas para uma psicoterapia. Por múltiplas razões, umas mais instrumentais, outras mais existenciais, umas mais circunstanciais e outras mais de fundo, quase todos nós, confrontados com medos irracionais, dificuldades de contacto e relação a diferentes níveis, ambientes familiares ou profissionais disfuncionais, perdas significativas, entramos em zonas de sofrimento para as quais a resposta contemporânea mais efetiva se encontra na psicoterapia.
Escolher uma dada psicoterapia ou encaminhar alguém para ela é ainda um tema difícil para a população em geral e mesmo para os técnicos de saúde ou das áreas das ciências sociais e humanas que, sabendo estar perante alguém que beneficiaria de acompanhamento psicoterapêutico, conhecem, no entanto, pouco das especificidades das diferentes psicoterapias.
Este livro escrito por 41 terapeutas experientes, de relevantes sociedades científicas, e destinado a estudantes e profissionais de psicologia, saúde e educação mas, também, útil a outros interessados, pretende colmatar estas dificuldades ao mesmo tempo que permite uma panorâmica geral das mais importantes psicoterapias praticadas em Portugal.

Principais conteúdos:
- Psicoterapia existencial
- Terapias cognitivo-comportamentais
- Psicanálise
- Psicoterapia de grupo
- Psicodrama
- Integração em psicoterapia
- Investigação em psicoterapia
A editora disponibiliza para leitura imediata, aqui, alguns excertos do livro.

Sem comentários: