quinta-feira, 2 de julho de 2020

Novos livros dos psicólogos Eduardo Sá e Victoria Cadarso propõem ao leitor regredir até à sua infância

Victoria Cadarso é formada em Psicologia e em diferentes terapias como EDxTM, TFT, EFT, EMDR e PNL. Desta que é a presidente da Associação de Psicologia Energética em Espanha, a editora A Esfera dos Livros vai lançar na próxima semana Abraça a Criança que Há em Ti, um livro prático que nos faz ver que nunca é tarde para resgatarmos a nossa infância.

Sinopse
Já alguma vez deu por si a analisar a sua infância com o objetivo de encontrar uma resposta para um comportamento ou estado de espírito que se manifestou na sua vida adulta? Será que o facto de os nossos pais nos dizerem vezes sem conta «Cuidado que te vais magoar» fez com que nos tornássemos inseguros e com dificuldade em arriscar? Ou que as constantes recriminações se transformaram numa baixa autoestima? Para percebermos a forma como pensamos, sentimos e agimos temos necessariamente de olhar para a nossa infância, pois é aí que reside a resposta para aquilo em que nos transformámos na vida adulta. Num primeiro momento pode parecer assustador fazer esta viagem de regresso à nossa infância, pois quantas vezes preferimos varrer para debaixo do tapete emoções e recordações que, de imediato, nos trazem sentimentos negativos. A dependência dos nossos pais a que durante muitos anos estivemos sujeitos condicionou-nos e limitou-nos de muitas formas, fomos educados à imagem e semelhança dos nossos progenitores que nos ensinaram aquilo que aprenderam com os seus próprios pais. No entanto, para quebrarmos o círculo vicioso a que parece que, por tradição, estamos sujeitos, temos de parar, refletir sobre a nossa infância, analisar os pontos positivos e negativos da mesma e percebermos o que deveremos manter e descartar para podermos dar a volta e começar uma nova fase da nossa vida.
A psicóloga Victoria Cadarso explica-nos neste livro como, ao longo da nossa vida, vamos anulando gradualmente o nosso verdadeiro eu, como a nossa criança interior se vai retraindo para criar uma barreira defensiva que lhe permitia enfrentar o mundo e colocar definitivamente de parte os traumas, dores e aspetos negativos da nossa infância. Abraça a Criança que Há em Ti ajuda-nos a integrar as nossas primeiras experiências e a recuperar a nossa essência genuína e autêntica.
Recorrendo a exercícios de meditação, visualização, escrita e reflexão que nos conduzem a um intenso e produtivo processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, curando as feridas e reconciliando-nos com a infância.


Quando eu Estava na Tua Barriga é o título do novo livro do psicólogo clínico e psicanalista Eduardo Sá. Nele, conta-nos tudo o que nunca nos disseram mas sempre quisemos saber sobre a gravidez, o bebé e a maternidade. A edição é da Lua de Papel.

Sinopse
Um bebé nunca vem só. Ainda antes de nos entrar em casa, já a virou de pernas para o ar. É o berço que se ajeita, o quarto que se vai vestindo, velhas rotinas que se perdem. Ainda imagem difusa na ecografia, já ele se faz sentir em todos os poros, é um cansaço que se instala, uma ternura que cresce com o peso dos dias. Não é um mar de rosas. É antes como um rio, que começa num ponto pequenino algures lá longe. E que depois se aproxima, cresce, agiganta-se, até se juntar a esse mar imenso que são os pais - e o mundo - cá fora.
É esse o rio que Eduardo Sá persegue neste livro, essa gravidez de pai e mãe, aqui descrita com delicadeza, com sabedoria, sem dramas ou medos. É um caudal complexo, que se multiplica e desdobra. E que o autor decifra em todas as suas nuances e afluentes. Temos aqui a futura mãe, jovem ou menos jovem, casada ou solteira, a viver com outra mulher ou com outro homem, a ter o primeiro filho ou os seguintes.
O autor conduz-nos a todos os pontos, bons e menos bons, de uma gravidez que não é, nem pode ser, apenas técnica. Quando Eu Estava na tua Barriga é uma porta para esse mundo tão longe e tão perto, para esse estado de graça, tão estudado e, no entanto, tão secreto, essa gravidez que é só começo e que dura uma vida.

Sem comentários: