sexta-feira, 31 de julho de 2020

Está a chegar «O Fim do Armário», do escritor e activista LGBT Bruno Bimbi

Bruno Bimbi (n. 1978) é um jornalista, escritor e activista LGBT argentino. Começou o seu trabalho como jornalista na revista Veintitrés, escreveu artigos para jornais como o Crítica de la Argentina, O Globo, Folha de São Paulo, The New York Times em espanhol, e para diversas revistas e publicações online. Foi correspondente no Brasil para Todo Noticias, principal canal de notícias da Argentina, onde ainda trabalha como colunista. É autor dos livros Casamento Igualitário e O Fim do Armário, que a 8 de Agosto chega a Portugal pela Sextante Editora, depois do grande sucesso das edições argentina, brasileira, peruana, espanhola e mexicana.

Recorrendo a uma linguagem clara e direta, o autor assina neste livro-manifesto uma série de textos analíticos, crónicas e estudos de caso de vários pontos do mundo. Abordando a questão de uma perspetiva simultaneamente individual e coletiva, política e cultural, esta obra procura desconstruir os preconceitos em redor da comunidade LGBT, revelando exemplos da perseguição e da marginalização que esta tem sofrido ao longo dos tempos. Hoje, em alguns países, é certo que há muitas conquistas a assinalar.

«Com erudição e profundidade reflexiva, Bimbi debruça-se sobre a intimidade da relação sexual entre dois homens e duas mulheres — e a curiosidade que ela gera nos heteros — a construção cultural do ódio homofóbico e o papel das igrejas cristãs fundamentalistas nesta construção. Uma prosa brilhante e necessária.» Jean Wyllys (ex-deputado federal brasileiro)

Sem comentários: