domingo, 12 de julho de 2020

Dois novos livros abordam a verdade sobre as mentiras

O Pequeno Caderno das Grandes Verdades marca a estreia da britânica Clare Pooley na escrita. Este romance que chega a Portugal pela Editorial Planeta é «um livro divertido, inspirador e comovente, que nos mostra que sermos honestos acerca da nossa vida não é assim tão assustador, pelo contrário, assemelha-se muito à verdadeira felicidade.» Toda a gente mente sobre as suas vidas… é a premissa do livro.

Na ficção, um livro também sobre mentiras, irá aterrar nas livrarias em Agosto. Em Toda a Gente Mente (Actual editora), Seth Stephens-Davidowitz, um cientista, economista e autor de dados americano, revela o que a internet nos diz sobre quem realmente somos.
Seis desconhecidos que têm em comum algo de universal: as suas vidas nem sempre são o que eles fazem parecer. O que aconteceria se em vez disso dissessem a verdade?
Julian Jessop está cansado de esconder a profunda solidão que sente. Este septuagenário acredita que a maioria das pessoas não é verdadeira acerca da sua vida. E se fossem? Decide então iniciar O Projeto da Autenticidade: um pequeno caderno verde, onde escreve a verdade sobre a sua própria vida, e que deixa pousado em cima de uma mesa do simpático café do seu bairro...
Mónica, a proprietária do café, encontra-o e resolve acrescentar a sua história e deixar o caderno num bar de vinhos do outro lado da rua. Aos poucos quem encontra o caderno verde vai acrescentando as suas verdades mais profundas. Um gesto que vai alterar para sempre, as suas vidas.
O excêntrico Julian, Monica, Hazard, o alcoólico que promete ficar sóbrio, Riley, Alice, a mãe influencer, que tem uma vida um pouco menos fabulosa do que aparece online, e Lizzie. Seis desconhecidos que se unem através do pequeno caderno verde; seis vidas que descobrem o poder da amizade e do amor.


Muito do que pensávamos sobre as pessoas estava completamente errado. A razão? Toda a Gente Mente. Seja aos amigos, parceiros, médicos, inquéritos — ou para si. Mas, na verdade, já não precisamos apenas de confiar nos que os outros nos dizem. Os Grandes Dados, os Novos Dados que a Internet nos oferece, chegaram para revelar a verdade.
Nesta mina de ouro digital podemos descobrir o que as pessoas realmente pensam, querem e fazem.
Toda a Gente Mente dá outra perspetiva sobre o mundo. Com uma nuance: não há limites para as respostas que podemos encontrar, basta fazer as perguntas certas.

Outro livro que pode interessar: A Verdade sobre a Mentira, de María Jesús Álava Reyes.

Sem comentários: