Imaginação e Criatividade na Infância
Ensaio de psicologia
de Lev Semenovitch Vygotski
Tradução de João Pedro Fróis
Edição: 2012
Páginas: 160
Editor: Dinalivro
ISBN: 9789725766163
Público-alvo: Psicólogos, psicoterapeutas, pedagogos, pais,
educadores e público em geral.
Sinopse: O interesse de Lev Vygotsky pela psicologia da arte e 
pela educação estética acompanhou grande parte do seu percurso 
científico. No domínio dos estudos da psicologia da criatividade, 
Imaginação e Criatividade na Infância é considerado um texto de 
referência, no qual o autor apresenta um estado da arte a partir de uma 
análise psicológica e pedagógica. Por outro lado, define conceitos, 
desfaz alguns mitos e propõe linhas inspiradoras para investigações 
futuras com o recurso a exemplos de modalidades expressivas que as 
crianças apreciam: o drama, o desenho, a leitura e a escrita criativa. 
Neste ensaio surgem ainda problematizados cinco domínios que Vygotsky 
aborda incondicionalmente: a relação entre a imaginação e a 
criatividade; a definição dos limites da relação entre a imaginação e a 
realidade; a clarificação de alguns mecanismos psicológicos de 
encadeamento entre a imaginação e a criatividade; a comparação da 
imaginação criativa na criança e no adolescente; e, por último, os 
tormentos por que os indivíduos passam na concreção da imaginação. Um 
texto essencial, no qual se considera que a cultura, a técnica e a 
ciência são produtos do imaginário criativo.
SOBRE O AUTOR: Lev 
Semenovich Vygotsky (1896-1934) nasceu na Bielorrússia em 1896, no seio 
de uma família da classe média. Em 1914, entrou para a Faculdade de 
Medicina de Moscovo, onde permaneceu pouco tempo, optando pela Faculdade
 de Ciências Jurídicas da Universidade Imperial de Moscovo. Depois de 
concluir o curso de Direito em 1917, estudou História, Filosofia e 
Psicologia na Universidade Popular de Shaniavsky. A partir de 1924, e 
após a apresentação da sua dissertação de doutoramento sob o título 
Psicologia da Arte, foi-lhe atribuído o lugar de investigador do 
Instituto de Pedagogia de Moscovo. Lecionou Psicologia e Pedagogia em 
vários estabelecimentos e escreveu mais de duas centenas de obras, 
nomeadamente, livros, artigos, traduções e prefácios.
SOBRE O TRADUTOR: 
João Pedro Fróis é docente e investigador da Universidade de Lisboa. 
Publicou estudos sobre Lev Vygotsky no Journal of Aesthetic Education e 
no livro Essays on Aesthetic Education for the21st Century. 
 

 
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