Imaginação e Criatividade na Infância
Ensaio de psicologia
de Lev Semenovitch Vygotski
Tradução de João Pedro Fróis
Edição: 2012
Páginas: 160
Editor: Dinalivro
ISBN: 9789725766163
Público-alvo: Psicólogos, psicoterapeutas, pedagogos, pais,
educadores e público em geral.
Sinopse: O interesse de Lev Vygotsky pela psicologia da arte e
pela educação estética acompanhou grande parte do seu percurso
científico. No domínio dos estudos da psicologia da criatividade,
Imaginação e Criatividade na Infância é considerado um texto de
referência, no qual o autor apresenta um estado da arte a partir de uma
análise psicológica e pedagógica. Por outro lado, define conceitos,
desfaz alguns mitos e propõe linhas inspiradoras para investigações
futuras com o recurso a exemplos de modalidades expressivas que as
crianças apreciam: o drama, o desenho, a leitura e a escrita criativa.
Neste ensaio surgem ainda problematizados cinco domínios que Vygotsky
aborda incondicionalmente: a relação entre a imaginação e a
criatividade; a definição dos limites da relação entre a imaginação e a
realidade; a clarificação de alguns mecanismos psicológicos de
encadeamento entre a imaginação e a criatividade; a comparação da
imaginação criativa na criança e no adolescente; e, por último, os
tormentos por que os indivíduos passam na concreção da imaginação. Um
texto essencial, no qual se considera que a cultura, a técnica e a
ciência são produtos do imaginário criativo.
SOBRE O AUTOR: Lev
Semenovich Vygotsky (1896-1934) nasceu na Bielorrússia em 1896, no seio
de uma família da classe média. Em 1914, entrou para a Faculdade de
Medicina de Moscovo, onde permaneceu pouco tempo, optando pela Faculdade
de Ciências Jurídicas da Universidade Imperial de Moscovo. Depois de
concluir o curso de Direito em 1917, estudou História, Filosofia e
Psicologia na Universidade Popular de Shaniavsky. A partir de 1924, e
após a apresentação da sua dissertação de doutoramento sob o título
Psicologia da Arte, foi-lhe atribuído o lugar de investigador do
Instituto de Pedagogia de Moscovo. Lecionou Psicologia e Pedagogia em
vários estabelecimentos e escreveu mais de duas centenas de obras,
nomeadamente, livros, artigos, traduções e prefácios.
SOBRE O TRADUTOR:
João Pedro Fróis é docente e investigador da Universidade de Lisboa.
Publicou estudos sobre Lev Vygotsky no Journal of Aesthetic Education e
no livro Essays on Aesthetic Education for the21st Century.
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