sábado, 16 de março de 2013

«Os Outros», de Martin Amis

Editora: Cotovia
Ano de Publicação: 1989
Nº de Páginas: 312
Os Outros é um romance do escritor britânico Martin Amis (n. 1949), publicado originalmente em 1981 e traduzido para português pela Cotovia, em 89. Vinte e quatro anos depois de impressa a 1ª edição da obra, o olfacto não nos engana; o cheiro a velho das páginas vai se misturando com o sabor da descoberta, de uma nova história.
O romance é dividido por diferentes fases. Mary, a personagem central, acorda num «quarto branco» de um hospital, com amnésia total. Sem identidade e sem familiares, a jovem inicia uma demanda em busca do seu eu. Sem réstia de memória do seu passado, outro «entrave» é detectado pelos médicos: Mary não possui controle sobre as acções corporais, nem conhece o seu próprio corpo. Desconhece a serventia da boca, por exemplo. Assim, diariamente ela se reinventa, se descobrindo. Após alta hospitalar ela cai nas mãos de um gang de vagabundos, e no medo descobre o seu desejo patológico por homens.
A sua sobrevivência e retorno à sociedade é basicamente uma história sentimental, de autodescoberta, onde o Bem e o Mal se confundem. Mary vê o mundo de uma perspectiva alienígena, habitando um corpo que talvez não é o seu. Estes são os mistérios metafísicos, que vão acompanhando todo o livro.
Uma das analogias na forma como a história é apresentada ao leitor, tem a ver com a ciclicidade temporal inversa. O prólogo e epílogo são a chave para entender o livro.
«Esta é uma confissão, uma curta confissão. Eu não queria fazer-lhe o que fiz. Teria realmente preferido outra solução. Mas aqui vai. (…)» (p. 11) «Isto é uma promessa. Eu não lhe vou fazer nada, a não ser que ela queira. (…) Pobre criança! (…) A qualquer momento, vou para a rua. Vejo-a a chegar ao fim do passeio e a hesitar à beira da estrada, olhando para a esquerda e para a direita, pensando para onde ir.» (p. 305)
A última parte do livro não é um flashback, mas uma continuação da sequência narrativa.
Escrito num estilo kafkiano Os Outros é um romance de mistério existencial, com alusões ao mundo fantástico, surreal.
Amis confunde o narrador (omnispresente), personagens e leitor, e faz um retrato sui generis da condição humana. Será que somos quem pensamos?

«Existe vida depois da morte? Bem, será que existe? Se existe, deve ser um inferno (se existe, deve ser morta).
Se existe, deve ser muito parecida com a vida, porque só na vida existe variedade. Tem que haver muitas versões da morte, para dar resposta a todas as versões da vida.
Tem que haver um inferno para cada um de nós, um inferno para mim, um inferno para si. Não acha? E teremos que o suportar sozinhos.» (p. 173)

2 comentários:

Denise disse...

Já li "Money" de Martin Amis. Não conheço muito mais da obra do autor mas com base no seu comentário e seguindo com base no conhecimento do livro que li e alguns rascunhos da vida do autor, há uma linha marcada na fragilidade humana... no receio da vida, em geral.
Conhece mais da obra deste autor? Qual a opinião?

Gosto muito do blog, parabéns :)

Miguel Pestana disse...

«Dinheiro» foi lançado pela Quetzal no ano passado.
Leu a versão original, em inglês?

«Os Outros» é o primeiro livro de Amis que leio, mas pelo que conheço do autor, os seus livros abordam temas de profundidade psicológica.

Espero ler em breve «A Viúva Grávida», um dos últimos livros publicados do autor.