terça-feira, 28 de abril de 2015

«Simão, Espírito de Campeão», de Vitor Morais e Nelson Henriques

Editora: Modocromia
Data de Publicação: Abril 2015
N.º de Páginas: 40

Este conto infantil é para todos um testemunho contagiante de como os reveses da vida podem ser ultrapassados. Tem como protagonista o jovem Simão, estudante universitário que após ter-se consagrado campeão da Europa na modalidade de Ténis de Mesa, era com assiduidade convidado para palestras em escolas e outras instituições, para incentivar os adolescentes das plateias a que se dirigia, para nunca desistirem dos seus objectivos, mesmo quando no percurso para conquistá-los surjam obstáculos. Este desportista popular no seu país, após tantos anos de trabalho e sacrifícios tinha alcançado a glória. Contudo, essa fase de êxtase foi completamente derruída após Simão ter sido vítima de um acidente rodoviário grave, que o deixou, de modo irreversível, à mercê de uma cadeira de rodas. Depois de saber o diagnóstico, «— Sinto muito, mas, infelizmente, não poderá voltar a andar…», o jovem atleta que era confiante e positivo, ficou derrotado pela vicissitude que a vida lhe preparara, pois julgara que essa sua limitação física ditaria o término da sua carreira desportiva. Os meses seguintes de recuperação foram difíceis, mas com o apoio dos amigos e da família Simão recomeçou as aulas na faculdade e, para sua incredulidade soube, através do seu treinador, que mesmo limitado a nível dos membros inferiores, ele poderia voltar a treinar e até competir nos Jogos Paralímpicos. Assim, com mais motivação e força de vontade do que antes, o jogador de “ping-pong” prosseguiu o seu sonho, pois percebeu que nós não temos de ficar encurralados aos acontecimentos dolorosos por que passamos, temos sim de ser resilientes e atribuir um novo sentido para continuarmos a viver.
Simão, Espírito de Campeão é uma história de superação, de entusiasmo e força de vontade, onde de forma simples e lúdica, Vitor Morais, com o seu saber empírico enquanto treinador de Ténis de Mesa, aborda valores importantes a serem alvo de reflexão para os jovens, sendo o Desporto visto como um meio que promove a igualdade, a inclusão e o espírito de camaradagem entre todos. Como diz Simão «no desporto, tal como na vida, Campeão não é só quem ganha, mas é, quem defende e pratica nobres princípios e valores.» Só lendo este livro para entender o verdadeiro alcance que ele pode ter, de como a sua mensagem pedagógica pode chegar aos primeiros leitores como aos já adultos.
As ilustrações que acompanham o texto são merecedoras de toda a atenção, pois os desenhos figurativos acentuados e os ambientes criados, através de uma paleta de cores vivas e visualmente cativantes, retratam com rigor e vivacidade todo o percurso da história. Com um estilo bem próprio, as ilustrações são da autoria de Nelson Henriques — que já tinha “dado cor” aos livros O Campeão do Ping-Pong (2014) e Constança (2013), ambos publicados também pela Editora Modocromia.


Sem comentários: