quarta-feira, 8 de abril de 2015

A 14 de Abril é publicado pela Editorial Caminho o livro «Amores de Família»

Amores de Família
de Carla Maia de Almeida (texto) e Marta Monteiro (ilustrações)

Páginas: 32
Editora: Editorial Caminho

«Há pais que discutem por causa dos lugares de estacionamento e há outros para quem o mais importante é um lugar ao sol.»

Sinopse
As famílias deste livro retratam diversos perfis familiares da atualidade, em vários lugares do mundo. Das famílias tradicionais às recompostas, das monoparentais às adoptivas, sem excluir famílias com pais do mesmo sexo, todas são apresentadas ao leitor nos cenários do seu dia-a-dia, num olhar multicultural, entre o jornalístico e o literário. Cruzando também perfis psicológicos, as personagens inspiram-se na antiga mitologia greco-latina, porque nada mais heterogéneo nem mais arquetípico do que as relações familiares do Olimpo. Amores de Família é um livro para descobrir e partilhar... em família.

A autora
Carla Maia de Almeida. Jornalista de imprensa desde 1992, é licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tendo uma Pós-Graduação em Livro Infantil Pela Universidade Católica Portuguesa. Desde 2005, publicou os seus quatro primeiros livros na Caminho: O Gato e a Rainha Só (ilustrações de Júlio Vanzeler); Não Quero Usar Óculos (ilustrações de André Letria), Ainda Falta Muito? (ilustrações de Alex Gozblau) e Onde Moram as Casas (ilustrações de Alexandre Esgaio). Seguiram-se A Lebre de Chumbo (ilustrações de Alex Gozblau), para a coleção da APCC – Associação para a Promoção Cultural da Criança e Irmão Lobo (ilustrações de António Jorge Gonçalves), uma novela para adolescentes e leitores mais crescidos, com edição da Planeta Tangerina. Este último foi incluído na selecção White Ravens 2014. Nasceu em Matosinhos, em 1969.

A ilustradora
Marta Monteiro. Após ter concluído a licenciatura em Artes Plásticas, variante de Escultura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto foi docente e formadora durante vários anos. Desde 2012, dedica-se à ilustração a tempo inteiro, colaborando com publicações como a Nobrow Magazine, Washington Post e The New York Times; entre outras. Em 2013 publicou o seu primeiro livro, um álbum sem palavras intitulado Sombras (Pato Lógico), distinguido pela prestigiada revista 3x3. Seguiu-se Poemas da Horta e Outras Verduras, com texto de Manuela Leitão (Máquina de Voar). Em 2014, viu o seu trabalho em exposição na Feira do Livro Infantil de Bolonha, na categoria Opera Prima, e foi premiada com a medalha de ouro da Society of Ilustrators pela série Little People. Vive e trabalha em Penafiel, cidade onde nasceu em 1973.

Sem comentários: