terça-feira, 21 de abril de 2015

Abordar a Revolução dos Cravos ao público infanto-juvenil com o livro «25 de Abrir», de Alexandre Honrado

25 de Abrir
O Abril que nos fez
de Alexandre Honrado
com ilustrações de  Maria João Lopes

Páginas: 32  l  Género: Infanto-juvenil  l  Editora: Verbo
Sinopse
Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974. Foi há muitos anos, mas o que aconteceu continua a ser tão importante, que vale a pena ir à História para contar esta história. Foi o dia de uma Revolução. Mas uma revolução em que as flores foram mais fortes que toda a força do Mundo. Sem este dia não podíamos viver a Liberdade. Nem gritar Viva a Liberdade. Foi um dia de abrir novas memórias.
O autor
Nascido em Lisboa, no dia do Terramoto que assolou esta cidade em 1755, mas duzentos e cinco anos depois, Alexandre Honrado viu a luz do dia pela primeira vez na Maternidade Alfredo da Costa, a mesma que lhe atribuiu muito depois um prémio literário, pelo livro História Dentro de uma Garrafa. Aliás, em material de Prémios, recebeu o Prémio Cidade de Almada/Maria Rosa Colaço, pelo título Todos por um Risquinho. Um outro título, Palhincócegas, foi considerado um dos melhores títulos do Mundo para crianças (por um grupo de críticos reunidos a partir da Biblioteca Nacional de Paris).
Escritor – publicado de Portugal à Coreia do Sul -, Alexandre Honrado, que é também jornalista – actualmente na Rádio e na Televisão – e realizador de TV, consegue manter a sua paixão e vontade de investigar na área da História, estando a desenvolver temas ligados à História da Cultura. É o coordenador do Núcleo de Investigação sobre Temas do Humanismo, Paz e Conflito Nelson Mandela.

Outras obras do autor publicadas pela Editora Verbo:
O Vizinho Misterioso - Grupo Panda 1
Os Caçadores de Cabeças - Grupo Panda 2
Os Lusíadas - conto maior em conto pequeno



Sem comentários: