quinta-feira, 16 de abril de 2015

O valor da amizade nos momentos difíceis é o assunto central do livro infanto-juvenil «Eu Ponho-te Bom, Disse o Urso», de Janosch

A doença, a amizade e a solidariedade são alguns dos aspectos a destacar nesta obra, cuja mensagem central é valorizar a amizade nos momentos difíceis. O livro Eu Ponho-te Bom, Disse o Urso (Ich mach dich gesund, sagte der Bär) está à venda a partir de amanhã e é recomendado a leitores a partir dos 7 anos. A obra é um clássico da literatura infantil, do autor e ilustrador alemão Janosch (n. 1931), que iniciou a sua trajectória artística e literária há mais de 50 anos. Este conceituado autor produziu mais de 300 obras (para crianças e adultos), traduzidas para 70 línguas, pelas quais recebeu inúmeros prémios.

Excerto
«Uma vez o tigrezinho chegou da floresta a coxear, já não conseguia andar mais nem estar de pé e caiu. Deitou-se a meio do caminho no meio do prado, simplesmente no chão.
Imediatamente chegou o ursinho a correr e perguntou: - O que se passa, tigre, estás doente?»

A história de como uma vez o tigrezinho ficou doente


Sinopse
Eu ponho-te bom, disse o Urso é mais um capítulo na vida das mais afetuosas personagens criadas por Janosch.
É agora a vez de o tigrezinho ficar doente e do seu fiel amigo tratar dele, satisfazer-lhe os seus caprichos culinários, arranjar-lhe visitas e enchê-lo de mimos.

Acompanhá-los-emos até ao hospital para animais com a tia gansa, a lebre das sapatilhas rápidas, o elefante cinzento-gigante e muitos outros vizinhos do bosque, que se solidarizam com o paciente. E assistiremos ainda a um muito peculiar exame médico com Raios X, graças ao qual se descobre a surpreendente causa da sua doença.

Texto e imagens destilam ternura, aprofundam o valor da amizade e criam empatia com os leitores através de um humor muito subtil. A estrutura repetitiva dos diálogos e as cenas quotidianas que Janosch representa com mestria são as chaves que servem para nos cativar com uma mensagem universal: hoje por mim, amanhã por ti.

Outros livros do autor, publicados anteriormente pela Kalandraka:

Sem comentários: