segunda-feira, 16 de novembro de 2015

12 livros para (tentar) compreender a actualidade

Estado Islâmico: Estado de Terror
de Jessica Stern e J. M. Berger
Sinopse
Num momento em que o terrorismo se assume como o principal objeto de maquinação da política internacional contemporânea e dos assuntos de guerra, o desprezo absoluto pela vida humana e a crua brutalidade do grupo conhecido como Estado Islâmico chocou até mesmo os especialistas no tema.
A utilização sofisticada e propagandística das redes sociais, a conquista de território e a mobilização de jovens combatentes no Ocidente — incluindo Portugal — revelam uma preponderância crescente, e sem precedentes, desta organização terrorista.
Neste livro — com base em fontes de informação privilegiadas — Jessica Stern e J. M. Berger apresentam, em detalhe, a génese, a evolução e as implicações da influência do Estado Islâmico, analisando o novo modelo de terrorismo que este grupo expandiu, desde o Iraque e a Síria, a uma rede internacional que abrange o Médio Oriente, o Norte de África e outros pontos no mundo. Especialistas em terrorismo e extremismo violento, os autores descrevem os métodos usados para aterrorizar cidadãos inocentes e atrair novos soldados, como a propaganda macabra dos seus vídeos, o apelo sedutor do «jihad chique» e a assustadora eficácia nos media.
Este livro revela também possíveis formas de resposta à ação do Estado Islâmico, enfatizando que é necessário alterar a conceção atual sobre terrorismo e responder à ameaça jihadista de forma tão rápida quanto a expansão dos grupos terroristas.
Estado Islâmico: Estado de Terror é não só a história da evolução de uma das mais importantes organizações terroristas como também um livro fundamental sobre qual deverá ser o futuro do contraterrorismo e da luta contra o extremismo islâmico.


O Mistério das Bandeiras Negras
de Nuno Rogeiro
Sinopse
Considerado ímpio por muitos crentes, e impróprio por muitos constitucionalistas, o dito «Estado Islâmico» tomou de assalto a atenção mundial em poucos meses. Onde, como, por quê e para que nasceu? Quem o guarnece, representa e pilota? Qual a sua estrutura, a sua capacidade, a sua dimensão? Quais as suas formas de actuação e financiamento? Como comunica e como actua? Quais os apoios e contactos externos? O que é a sua «doutrina»? Quais os seus objectivos imediatos, de curto prazo e quais os seus projectos mais remotos? O que dizer das teorias da conspiração sobre o seu nascimento e a oportunidade do mesmo? Por outras palavras, o que parece é, ou não? Quem são os seus amigos e inimigos, e que acções estão em curso para o destruir e proteger?
O que tem tudo isto a ver com Portugal?


Na Pele de Uma Jihadista
de Anna Erelle
Sinopse
Mélanie acaba de se converter ao Islão quando conhece pelo Facebook o líder de uma brigada islamita: Abu-Bilel, combatente na Síria e braço direito do califa autoproclamado do Estado Islâmico. Em poucos dias, Abu-Bilel declara-se irremediavelmente apaixonado pela jovem, contacta-a dia e noite pelas redes sociais e incita-a a juntar-se a ele e à jihad, na Síria. Seduz a inocente Mélanie com juras de amor, promessas de casamento e uma vida plena de conforto material e espiritualidade. Mélanie acede e prepara a sua fuga em segredo. Mas, no último minuto, tudo corre mal na viagem mais perigosa da sua vida. Mélanie é, na verdade, Anna Erelle, pseudónimo de uma jovem jornalista francesa que criou um perfil falso para investigar a rede de recrutamento do Estado Islâmico, uma teia que todas as semanas seduz centenas de jovens europeus. A jornalista cuja identidade permanece em segredo decidiu narrar a sua investigação neste Na Pele de Uma Jihadista. Um testemunho incrível e de grande coragem sobre uma das questões mais preocupantes da actualidade. Uma história chocante que nos mostra o verdadeiro rosto dos terroristas no Estado Islâmico.

O Islão é Charlie?
de Slavoj Žižek
Sinopse
«No momento em que o Presidente Hollande abraçava Pelloux, colunista do Charlie Hebdo, em frente aos escritórios do jornal, um pássaro defecou na manga do casaco de Hollande.» Este momento de sublime ironia dá a Slavoj o mote para uma reflexão crítica sobre os acontecimentos que tiveram lugar em Paris a 7 de Janeiro de 2015. Para o filósofo mais carismático e polémico da actualidade, «é agora o momento certo para ganhar coragem e reflectir».


O Novo Estado Islâmico - Como Nasceu o País do Terrorismo
de Patrick Cockburn
Sinopse
Desde os terríveis eventos de 11 de Setembro, muita coisa mudou secretamente nas organizações Jihadistas. Enquanto o Estado Islâmico proclamado pelo EIIL enfrenta os inimigos, existe a promessa do Ocidente voltar a ser o alvo principal de todos os ataques terroristas. Descubra neste livro, o desenrolar de um dos maiores desastres diplomáticos do Ocidente e saiba tudo sobre a ascensão dos novos jihadistas até à criação de um novo país.

Portugal e o Islão - Novos Escritos do Crescente
de Adalberto Alves
Sinopse
Este conjunto de reflexões de Adalberto Alves apresenta, como fundo comum, a busca das complementaridades no "Outro", apresentado persistentemente como mero reverso do "Nós".
Tal olhar de descoberta e fascinação tem a marca da diferença, relativamente ao tipo de abordagens habitualmente feitas, relativamente às matérias aqui abordadas.
Realmente, A.A. não assume nunca a postura clássica do orientalista, que analisa o objecto do seu estudo, a partir de uma perspectiva de exterioridade. Antes o contempla a partir de dentro, como alguém que vivencia a sua busca de raízes remotas da espiritualidade e da cultura portuguesa como forma de devolver integralidade ao Eu pessoal e colectivo.
Os conhecedores da obra de Adalberto Alves sabem que assim é, pois sabem da paixão que dimana dos seus escritos, paixão que jamais põe em causa o rigor científico e o escrúpulo metodológico. Estes textos, que tratam de temas tão diversos, como o do Diálogo Intercultural, a Arabofilia na Literatura Portuguesa, a História do Período Muçulmano no nosso território ou as contribuições e limites da Genética no estudo de tal época, propõem-se trazer uma contribuição singular, a que o leitor não ficará, por certo, indiferente.


ISIS - Por Dentro do Estado do Terror
de Michael Weiss e Hassan Hassan
Sinopse
Como é que um grupo de fanáticos religiosos vestidos de negro e armados até aos dentes conseguiu levar a cabo um «Estado Islâmico» violento e fundamentalista na Síria e no Iraque? Como é que a revolução contra o ditador sírio Bashar al-Assad degenerou num movimento liderado por um grupo violento, dedicado à destruição da América? E quem são estes islamitas brutais, muitos deles portadores de passaportes europeus, que degolam reféns ocidentais frente às câmaras de vídeo? O jornalista sírio Hassan Hassan e o analista norte-americano Michael Weiss, que já estiveram na linha da frente da revolução síria, decidiram tentar responder a estas e outras questões. Entrevistaram dezenas de especialistas, oficiais do exército e dos serviços de informação americanos e iraquianos, bem como combatentes do ISIS, para dar aos leitores o primeiro quadro compreensivo do crescimento e expansão desta organização terrorista que não mostra sinais de desaparecer.


Islão e Fundamentalismo Islâmico - Das origens ao Século XXI
de Teresa de Almeida e Silva
Sinopse
Islamismo e fundamentalismo islâmico têm sido frequentemente associados e confundidos, mas de forma errada. De facto, não se pode tomar o todo pela parte. O Islão é, ao contrário do que se possa pensar, uma religião de paz: um dos atributos de Allah é As-Salam ("a Paz") e a saudação diária alcorânica proclama "a paz esteja convosco". É, pois, errado pensar-se que uma pequena parte dos muçulmanos que defendem uma visão mais radical da religião representam todos os muçulmanos. Esta obra procura, assim, esclarecer todas essas ideias feitas. Apresenta, de forma clara e interessante, através de curiosidades históricas, religiosas e políticas, as especificidades da religião i slâmica, desde a vida do Profeta Maomé até às diferentes divisões que aconteceram ao longo da história muçulmana, passando pelos pilares da religião - as pedras angulares da fé islâmica. Por outro lado, aborda o fenómeno do fundamentalismo islâmico, desde o séc. VII até ao séc. XXI, estabelecendo a ponte entre o ativismo radical e o terrorismo islâmico.


Os Combatentes Portugueses do "Estado Islâmico"
Quem são, o que querem e no que acreditam
de Nuno Tiago Pinto
Sinopse
Saiba como o «Estado Islâmico» se tornou o mais poderoso grupo terrorista mundial. Esta é a história dos seus protagonistas e dos portugueses que contam aqui porque decidiram viver e morrer em nome da sua bandeira negra.
Quando o fotojornalista John Cantlie regressou ao Reino Unido, após uma semana de cativeiro na Síria, no Verão de 2012, revelou às autoridades um dado inquietante: entre os seus raptores havia vários britânicos. Após alguns meses de investigações, os serviços secretos identificaram um grupo de portugueses residentes em Londres, convertidos ao Islão, que tinha viajado para a região. A probabilidade de estarem envolvidos no rapto do repórter era grande. Um desses homens continuava na zona, a circular através da fronteira entre a Turquia e a Síria. Informados pelos britânicos, desde então que os serviços e forças de segurança portugueses seguem a actividade de Nero, Celso, Edgar, Fábio, Sandro, das suas mulheres e de alguns amigos também com nacionalidade portuguesa. Um deles chegou mesmo a ser detido em Janeiro de 2013, no aeroporto de Gatwick. Esta vigilância permitiu identificar transferências de dinheiro para Lisboa e a sua entrega em mão a candidatos a jihadistas que passaram por Portugal a caminho da Síria. A eles juntaram-se outros combatentes portugueses. Filhos de emigrantes, nasceram em França, Holanda e Luxemburgo e formam o contingente de cidadãos com passaporte nacional a combater nas fileiras do «Estado Islâmico». O que leva cidadãos aparentemente pacíficos a transformarem subitamente a sua vida e ingressar num mundo de violência e terrorismo? E como foram recrutados para o «Estado Islâmico»? Porque se converteram ao Islão? Qual o seu papel na estrutura do grupo? O jornalista Nuno Tiago Pinto responde a estas e a outras perguntas ao longo de um livro inquietante sobre uma realidade mais próxima de nós do que muitas vezes pensamos.

Os Jiadistas Portugueses
de Raquel Moleiro e Hugo Franco
Sinopse
Fábio era um adolescente de Mem Martins. Se perguntassem aos vizinhos, eles diriam que era bom moço, pacato, não se metia em confusões. Mas o Fábio, esse Fábio da linha de Sintra já não existe. Agora só responde pelo nome de Abdurahman, tem 22 anos que parecem muito mais. E as mãos, antes tão talentosas para o desenho, trocaram os lápis pelas armas. E não as ostenta apenas para se exibir no Facebook. Ele aperta mesmo o gatilho, dispara balas reais. E mata pessoas.
Fábio é um dos vinte portugueses que algures na Síria e no Iraque combatem pelo Estado Islâmico até à morte. Alguns têm estudos, andaram em engenharia, vêm de famílias funcionais. Mas um dia largaram a bola ou o hip-hop e começaram a radicalizar-se.
Os jornalistas Hugo Franco e Raquel Moleiro descobriram-nos quase todos. Durante quase um ano andaram como eles, à procura. A falar com os amigos, conhecidos, secretas. Os Jiadistas Portugueses é a história deles, e dos seus amigos e das suas famílias - que não compreendem como foram amputados de um filho ou irmão para os reencontrar meses mais tarde, no facebook ou nas páginas dos jornais. Já não o Fábio, o Celso ou a Ângela; mas antes Abdurahman, Abu Issa e Umm. A pregar a guerra santa. De armas em punho e o ódio no olhar.

Na Rua Árabe
Causas e consequências das revoltas no Médio Oriente
de Nuno Rogeiro
Sinopse
O terrorismo e a pobreza eram os problemas do Magrebe, mas a partir do meio de Dezembro 2010, toda a região foi varrida pela revolta civil com consequências diversas: triunfou na Tunísia, dividiu a Líbia, obrigou Marrocos a acelerar a reforma, fez o regime argelino discutir as melhores formas de resposta - que começaram por ser através de subsídios de emergência - e causou perturbações relativamente menores na Mauritânia (onde as manifestações foram também menos importantes, apesar de alguns episódios dramáticos de imolação como a de Yacoub Ould Dahoud, em 17 de Janeiro).

O Islão e o Ocidente
Uma Harmonia Dissonante de Civilizações
de Christopher J. Walker
Sinopse
Numa época em que o tão propalado confronto de civilizações se parece estar a tornar, para alguns, num confronto de religiões, é curial analisar a forma como o Islão se tem relacionado com o Ocidente ao longo dos séculos - relação essa sintetizada, aliás, no subtítulo desta obra - Uma Harmonia Dissonante de Civilizações -, e que nem sempre se revestiu do antagonismo feroz que hoje parece ser a norma.
Consubstanciam-se nesta obra treze séculos de história, que culminam na derrocada do Império Otomano, que acarretou, de resto, consequências ainda hoje manifestas nas relações entre o Islão e o Ocidente.

Sem comentários: