sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Nova publicação a cargo da Faktoria K de Livros: «Inventário ilustrado dos insetos»

A Faktoria K de Livros, uma chancela da Kalandraka, publica o 4.º volume da colecção que já inventariou através de ilustrações árvores, animais e animais com cauda. Os insectos são o alvo deste novo trabalho da dupla Virginie Aladjidi e Emmanuelle Tchoukriel.

Sinopse
O Inventário ilustrado dos insetos reúne 65 espécies de insetos de proveniência europeia e do resto do mundo: coleópteros, lepidópteros, dípteros, himenópteros, isópteros...
Os artrópodos, como é o caso dos insetos, dos crustáceos e das aranhas, constituem 80% dos animais do planeta.
Os cientistas já identificaram um milhão de espécies de insetos, contudo estimam que o seu número real se situe entre os cinco
e os dez milhões de espécies. Acima de tudo, os insetos são muito úteis: polonizam as flores ao alimentar-se do seu pólen e, por sua vez, servem de alimento a inúmeros animais.
As ilustrações deste livro são de estilo científico e estão representadas com a precisão dos naturalistas nos cadernos de campo de outrora: perfis feitos com rotring e tinta da China, e aguarelas que jogam com os tons e com as transparências.

Um livro atrativo não só pela representação gráfica dos insetos, mas também pelos conteúdos técnicos – acessíveis e Informativos – sobre a sua anatomia, habitat, alimentação e curiosidades relacionadas com a captação de sons e imagens, ou o desenvolvimento fisiológico daqueles que experienciam a metamorfose.
Os insetos vivem na Terra há 400 milhões de anos! As libélulas gigantes já voavam há 350 milhões de anos, muito antes de os dinossauros aparecerem.

Sem comentários: