quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dinalivro publica dois novos trabalhos de Fernanda Botelho

Fernanda Botelho, autora conceituada no que diz respeito ao conhecimento das plantas e das suas propriedades medicinais, bem como ao uso das mesmas na alimentação, tem duas novas publicações: Plantas Medicinais e Biodiversidade - Agenda 2016 (160 pp.) e Uma Mão Cheia de Plantas que Curam (296 pp.). Ambos os livros serão apresentados ao público em Lisboa, na Leituria, a 10 de Novembro, às 18h30. No sul, está marcado uma outra sessão de lançamento na Biblioteca Municipal de Vila do Bispo, a 20 de Novembro, às 18h00. A autora também estará no Porto em breve, em data e local ainda por anunciar. Quem seguir as páginas de Facebook de Fernanda Botelho e da Dinalivro ficará a par de todos os eventos de promoção dos livros.
Além de celebrar a riqueza botânica do planeta, esta agenda alerta-nos para os perigos que, a cada momento, diminuem a biodiversidade da Terra. Nesse sentido, a par de plantas pouco conhecidas, mas comuns no nosso país, como a aristolóquia ou a lufa, Fernanda Botelho decidiu destacar espécies protegidas e pertencentes à flora autóctone da Península Ibérica. Do continente, vieram o tomilho bela-luz ou a rosa-albardeira e, em representação dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, chegaram a serpentina ou a hortelã-de-cabra. O percurso desta agenda não se confinou, porém, a Portugal e trouxe de outras paragens plantas que aliam um grande interesse nutritivo a um significado cultural profundo, por exemplo, a moringa ou o lótus. Como em anos anteriores, as informações, os conselhos, as receitas e as curiosidades dos textos partilham as páginas com fotografias originais da autora, cuja beleza constitui um apelo à preservação do verde que nos rodeia, nos protege e nos nutre o corpo e o espírito.

A agenda concebida por Fernanda Botelho destaca-se em virtude de múltiplas razões: o número e a beleza das fotografias, assim como a utilidade e o rigor científico das informações veiculadas.
O recurso a remédios naturais e a introdução de flores na alimentação constituem tendências em voga, encontrando ambas respostas, conselhos e dicas nesta edição.

Este livro não é apenas um guia prático e transpõe também as fronteiras que limitam os manuais técnicos. É verdade que identifica os constituintes químicos, bem como as propriedades e aplicações medicinais de 55 plantas, mas vai mais além, porque as quer retratar a partir de todas as perspetivas e em todos os contextos. Assim, a par de conselhos de cultivo e curiosidades botânicas, são-nos revelados os usos possíveis das várias espécies ao nível da culinária, da cosmética ou da tinturaria.

Ao mesmo tempo, descobrimos o seu impacto cultural: as marcas que imprimiram na história dos homens, os mitos e as lendas de que são protagonistas. As imagens a cores, por sua vez, despertam-nos o olhar para as subtilezas presentes numa folha de milefólio em contraluz ou para os pormenores de um botão de esteva prestes a desabrochar. E, página a página, de uma forma quase íntima, aproximamo-nos de 55 plantas aqui unidas por um atributo comum: o facto de crescerem espontaneamente em Portugal.

Em contraste com outras publicações do mesmo género, este livro destaca-se graças ao número e à beleza das fotografias, bem como devido à utilidade das informações veiculadas.
O recurso a remédios naturais e a introdução de flores na alimentação constituem tendências em voga, encontrando ambas respostas, conselhos e dicas nesta obra.
A reputação de Fernando Botelho tem tido um crescimento assinalável tanto na imprensa como na televisão, meio em que tem colaborado frequentemente com diversos programas da RTP1 e da TVI.

Sem comentários: