sábado, 28 de novembro de 2015

Livro inédito de Agustina Bessa-Luís chega às livrarias em Dezembro

Depois de Kafkiana, Cividade, Caderno de Significados e Correspondência Agustina - Régio, títulos da colecção 'Contemplações', a Guimarães Editores publica um novo livro inédito de Agustina Bessa-Luís: Crónica da Manhã (112 pp.)
Sinopse
São recolhidas neste volume as crónicas literárias, de Agustina Bessa-Luís, que foram emitidas entre 6 de Outubro de 1978 e 23 de Fevereiro de 1979, a convite da Radiodifusão Portuguesa. A liberdade de selecção não teve limites.

«A rubrica desta crónica é extremamente inspiradora. Deixa‑me pegar da pena e obrigar a imaginação em tão fantástico desafio! Só que não sei se vou encostar o ouvido ao coração da Esfinge, se vou rever os temas de Chaplin e deitar um olhar afável aos seus vagabundos que se perdem na perspectiva branca da estrada. Mas não. Não sei escrever assim, por conselho, e prévio repouso do espírito. Prefiro divagar de maneira assombrada, como os fantasmas ingleses, com a cabeça debaixo do braço. Isto é: sem cátedra e sem importância.» - Agustina Bessa-Luís

Excertos
«A moda é uma biografia da angústia. O costume é o preconceito da experiência.» (p. 47) Agustina Bessa-Luís, 1978.
«Neste tempo de tempestade desatada é natural pensar: precisamos de alguém a quem os ventos obedeçam. Porque homens que obedeçam aos ventos há demais.» (p, 91) Agustina Bessa-Luís, 1979.
 

Sem comentários: