domingo, 31 de janeiro de 2016

Novas publicações das Edições Texto & Grafia


História das Mitologias do Mundo
Heróis • Divindades • Narrativas
de Nanon Gardin

Sinopse
A vida, a morte e a criação são mistérios insondáveis, tal como o risco do desconhecido, ligado às atividades humanas: porque se mostra a natureza alternadamente boa e cruel, avara e generosa? Porquê a chuva e a seca, o lobo e o cordeiro, a doença e a velhice? E para onde transitamos após a morte? Na explicação mitológica da Terra e do Universo visível estamos perante uma das primeiras expressões da grandeza da criatividade humana; os homens, fracos e impotentes face ao seu destino, criaram deuses à sua imagem, infinitamente mais poderosos do que eles, mas igualmente tributários de um sistema paralelo de hierarquias, deveres e valores.

Nanon Gardin, tradutora e iconógrafa, é autora de numerosas obras sobre os mais variados temas, sendo colaboradora regular da Larousse. Este título será do interesse de estudantes de diversas áreas académicas e também do público motivado. 

Depois de esgotada a edição na coleção Biblioteca Universal, surge agora nova edição em formato de bolso.




Compreender O Mundo
de Pascal Boniface

Sinopse
Em que mundo vivemos? Qual a ordem internacional que o rege? O mundo está em mudança constante, e esta mudança implica a renovação dos ângulos de visão com que a encaramos, compreendemos e interpretamos; é indispensável o contributo do maior número no sentido de a tornar mais acessível, não só ao nosso horizonte de vida, mas também ao das gerações futuras. É por isso que as relações internacionais não devem ser domínio reservado exclusivamente a políticos, diplomatas, comentadores ou a alguns peritos esclarecidos; sobretudo quando, como hoje sucede, as fronteiras entre o nacional e o internacional se esbatem e influenciam, é imperativo de cidadania compreender os meandros da vida internacional: quais os desafios globais, as novas ameaças a que temos de fazer frente? Que novas relações de força existem hoje entre as potências e que novos equilíbrios se devem instalar para evitar a repetição de desastres nos quais, desta vez, a humanidade toda estaria em risco? Esta introdução às relações internacionais, profundamente atualizada com os dados mais marcantes relativamente a estados e problemas como a Síria, o Iraque, a Rússia ou a China, traça as grandes linhas de compreensão do mundo contemporâneo.

Escrito numa linguagem acessível e simples e transmitindo de forma clara e sintética o que tem caracterizado o relacionamento dos países nas mais variadas situações que vão compondo a História global, este livro interessará ao público em geral como aos estudantes e profissionais das áreas de Diplomacia, História, Relações Internacionais, Comunicação Social, Sociologia,
Direito…



Grandes Religiões Do Mundo (Vol. I)
Judaísmo • Cristianismo • Islão
de Henri Tincq

Sinopse
A religião ocupa inevitavelmente uma parte do quotidiano de cada um de nós, sejamos crentes ou não crentes. Basta atentar nos conteúdos veiculados pelos média e perceber que uma parte significativa é ocupada pela Religião. Sejamos concretos – o 11 de Setembro de 2001, a sucessão pontifícia no Vaticano e a figura do Papa Francisco, o Estado Islâmico e a sua crescente presença no dia-a-dia da Europa, a subida do integrismo religioso nos Estados Unidos ou a influência do Budismo e das filosofias orientais no ocidente, são exemplos que falam por si. Por associação, observa-se no público um interesse crescente pelos fenómenos religiosos, sejam de ordem metafísica, de referência ética, de transmissão de valores ou de
diálogo inter-religioso.

Neste primeiro volume são explicadas as origens, a história e as práticas das religiões monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islão, ou seja, as "religiões do livro". Escrita sob a direção de Henri Tincq, esta obra analisa e caracteriza cada religião e crença em seis pontos essenciais – história, dogmas e doutrinas, ritos e práticas, instituições, implantação geográfica, ensinamentos, visão do homem e do mundo.



Grandes Religiões Do Mundo (Vol. II)
Hinduísmo • Budismo • Outras Filosofias
de Henri Tincq

Sinopse
Neste segundo volume são explicadas as origens, a história e as práticas das tradições orientais – hinduísmo e budismo em primeiro lugar, sem esquecer as outras filosofias e formas de sabedoria (confucionismo, taoismo, shintoismo) e também outras formas de espiritualidade, recentes ou antigas, e os fenómenos à margem das religiões, como as seitas ou o esoterismo.
Escrita sob a direção de Henri Tincq, esta obra analisa e caracteriza cada religião e crença em seis pontos essenciais – história, dogmas e doutrinas, ritos e práticas, instituições, implantação geográfica, ensinamentos, visão do homem e do mundo.

Sem comentários: