segunda-feira, 1 de maio de 2017

Alguns livros do psiquiatra brasileiro Flávio Gikovate

Ensaios sobre o Amor e a Solidão
Texto sinóptico
Neste livro, o autor propõe novas formas de relacionamento que implicam respeito por si próprio e pelo outro. Ele se aprofunda no tema amor, mostrando suas diferentes roupagens – enamoramento, paixão, atração sexual – e como lidar com cada uma delas. Trata, também, do problema que aflige até os relacionamentos amorosos mais plenos: a possessividade.

Excerto
«Temos de ter cuidado com as expectativas que fazemos acerca de quanto nosso parceiro pode nos dar. Certamente será menos do que gostaríamos! Os que construíram melhor a individualidade ganham condições para estabelecer vínculos menos exigentes e com mais respeito pelas diferenças.»

Lê as primeiras páginas: http://bit.ly/1J2YntZ


Nós, os Humanos
Texto sinóptico
Nesta obra, Flávio Gikovate apresenta uma visão tridimensional do homem, em suas peculiaridades biológicas, psicológicas e sociais. O autor estuda as relações entre amor, sexualidade, vaidade e vícios, mostrando como a razão interfere nos processos sentimentais. Ao final, faz uma proposta de integração, na tentativa de eliminar (ou atenuar) as tensões derivadas do conflito entre a individualidade e os anseios de integração.

Excerto
«Perdemos a serenidade quando andamos muito devagar, perto da condição do ócio – que traz o tédio e a depressão – e também quando nos tornamos angustiados pela pressa de atingirmos logo nossas metas. Mais uma vez, a sabedoria, a virtude está no meio, naquilo que Aristóteles chamava de temperança: cabe a cada um encontrar sua ‘velocidade ideal’.»

Lê as primeiras páginas: http://bit.ly/1DJRrLv


Deixar de Ser Gordo
Texto sinóptico
A convicção de Flávio Gikovate é a de que as dietas para emagrecer engordam. Trata-se de um estudo psicológico acerca da obesidade, que tem por objetivo ajudar as pessoas a se livrarem do problema. Este livro, que já está na sétima edição e foi revisado pelo autor, é para quem quer deixar de ser gordo e não apenas emagrecer temporariamente, à custa de regimes torturantes e ineficazes.

Excerto
«Muitas meninas emagrecem quando se tornam moças graças à vaidade. Outras engordam por não saberem lidar com as emoções ligadas ao erotismo.»

Lê as primeiras páginas do livro: http://bit.ly/1AJwsMK

Entre as obras publicadas pelo Médico-psiquiatra, psicoterapeuta, conferencista e escritor Flávio Gikovate (1943-2016) estão: Dá pra ser feliz… Apesar do medo; O Mal, O Bem E Mais Além – Egoístas, Generosos e Justos; Uma história do amor…Com final feliz; Homem: o sexo frágil?; A Liberdade Possível; Uma nova visão do amor; Cigarro: um adeus possível; Sexo; Sexualidade sem Fronteiras; Gikovate além do divã – Autobiografia. Todos publicados pela MG Editores.
Mais informações:

Sem comentários: