sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Deus, o protagonista de 3 novos livros (de não-ficção)

Deus - Uma Biografia
de Reza Aslan
Um Deus humano é um Deus mais próximo. Depois do controverso bestseller sobre Jesus de Nazaré O Zelota, Reza Aslan regressa com uma biografia humana de Deus, num registo que combina história da religião, as suas convicções pouco consensuais e a história da evolução da sua própria fé. A imagem que, em crianças, associamos a Deus, pelo menos no seio das comunidades cristãs, é a de uma entidade semelhante em tudo ao Homem. Feuerbach diz que só um ser que compreende em si todo o humano pode satisfazer integralmente um ser humano.
Foi esta dimensão de Deus que atraiu Aslan, ainda muito jovem, para o cristianismo. A ideia de «Deus humanizado» (um ser humano com poderes de super-homem, ou uma versão divina de nós próprios) terá sido o conceito mais profundamente enraizado na nossa primeira consciência de Deus - aquele que mais modelou as nossas teorias iniciais sobre a natureza, o universo e o nosso papel neles. Um livro que desafia radicalmente a maneira de pensar o divino.

A Verdadeira História de Jesus
de E. P. Sander
As provas históricas e os feitos que deram origem à maior religião do mundo.
Quem foi Jesus?
Homem ou deus?
Profeta ou herege?
Utópico ou revolucionário?
O que fez, o que ensinou e porque morreu?
Este livro resulta de uma investigação histórica de referência e dá resposta às principais perguntas sobre a personalidade mais marcante da Humanidade.
A Verdadeira História de Jesus é um estudo meticuloso e fascinante que expõe as provas da figura histórica de Jesus, apresentando uma reconstrução credível do contexto político, social e teológico do enigmático nazareno.
Um relato abrangente e credível da vida e dos tempos de Jesus, distinguindo o certo do improvável, e os factos históricos das crenças religiosas.


Bíblia Volume IV, Tomo I
Antigo Testamento - Os Livros Sapienciais
de Frederico Lourenço
Brilhante e imarcescível é a sabedoria! E é facilmente discernida por aqueles que a amam; E será encontrada por aqueles que a procuram. Pois há nela um espírito inteligente, santo, Único, multifacetado, subtil, Móbil, lúcido, impoluto, Claro, invulnerável, que gosta do bem, agudo, Irreprimível, benfazejo, amigo da Humanidade, Firme, seguro, despreocupado, Poderoso em tudo, que tudo vê, Que penetra através de todos os espíritos Que são inteligentes, puros e subtilíssimos. Sabedoria 6:12; 7:22-23
A literatura sapiencial, já cultivada na Mesopotâmia e no antigo Egito, constitui um dos mais antigos géneros literários. A Bíblia transmite-nos vários textos pertencentes a este género. Reunidas neste primeiro tomo do Volume IV da Bíblia traduzida por Frederico Lourenço, encontramos vozes contrastantes e complementares do antigo pensamento judaico, que nos dão a ouvir o pessimismo desassombrado de Eclesiastes, a exaltação erótica do Cântico dos Cânticos, a revolta de Job, o rasgo filósofo do livro de Sabedoria e o pensamento controverso de Ben Sira, o Eclesiástico, cujas atitudes desumanas em relação a mulheres e escravos levantam questões incómodas, que estão, ainda hoje, no centro da nossa atualidade.

Sem comentários: