segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Três grandes clássicos de literatura do século XX regressam às livrarias portuguesas

A editora Minotauro apresenta três novidades na coleção “Grandes Clássicos do Século XX” através da reedição no mercado nacional de três autores, dois deles galardoados com o Prémio Nobel da Literatura.

O Triunfo da Morte, da autoria do italiano Gabriele D’Annunzio, é uma obra-prima do mestre da língua italiana, onde os leitores poderão encontrar o super-homem de Nietzsche através do olhar de D’Annunzio, como um homem de cultura, fascinado pela arte e dedicado ao seu conhecimento.

De Jean-Paul Sartre, figura única das letras francesas e universal é reeditado o livro Os Dados Estão Lançados, um trabalho onde se fala da morte depois da vida e a vida depois da morte.

Os Intérpretes, do escritor nigeriano que ganhou o Nobel da Literatura em 1986, Wole Soyinka. é uma obra originalmente lançada em Londres no ano de 1965, sendo a primeira das duas novelas do escritor conhecido essencialmente pelas suas peças de teatro.
https://www.facebook.com/editoraminotauro/photos/a.1251012414967796/1944552818947082/?type=3&theater
Após ter testemunhado um suicídio, Giorgio Aurispa sente a necessidade de abandonar Roma. no seguimento de um telegrama de sua mãe, chega a Guardiagrele, uma cidade de pedra repleta de esculturas que o fascinam. Todavia, encontra aqui crenças populares que o assustam: o medo das bruxas.
É nesta altura que descobre segredos ligados à vida de seu pai, que levara a família à ruína para mergulhar numa vida de prazeres. Muda-se para uma casa perto da costa, onde vive uma intensa história de amor, mas, apesar de tudo, não consegue encontrar paz de espírito, vivendo aterrorizado pela sombra constan­te e ameaçadora da morte.
https://www.facebook.com/editoraminotauro/photos/a.1251012414967796/1944557718946592/?type=3&theater
A morte depois da vida e a vida depois da morte. Depois de morrermos é possível voltar à vida? Pierre e Eve tiveram essa oportunidade, que é dada só em casos especiais. Os dois foram assassinados, levaram vidas muito diferentes. Não se encontraram, não tiveram tempo. o ser que rege o Universo e que cuida da vida e da morte, o «Diretor», também comete erros e o artigo 140 existe para reparar possíveis equívocos:
«Se em consequência de um erro, um homem e uma mulher destinados um ao outro, não se encontram durante a vida, podem reclamar e obter autorização para voltar à Terra, dentro de certas condições para ir viver ali o amor e a vida em comum que lhes foi inde­vidamente frustrada.»
Os dois têm uma nova oportunidade, mas descobrem que o destino é mais forte que o livre-arbítrio, que por mais que se esforcem, a vida parece estar encaminhada para uma direção determinada. Essa mensagem deixada por Sartre pode provocar duas reações: resignação e alívio, «já que o Destino rege a minha vida, não tenho culpa ou mérito por tudo que me acontece, vou relaxar!»; ou desesperança e temor, «por mais que eu faça e me esforce, a Sorte está lançada, não tenho controlo sobre a minha vida, qual será o meu Destino, então?»
https://www.facebook.com/editoraminotauro/photos/a.1251012414967796/1944555988946765/?type=3&theater
Os intérpretes são um grupo de jovens intelectuais nigerianos que procuram interpretar-se a si mesmos, assim como a sociedade em que vivem.
As suas vidas cruzam-se nas sa­las da universidade, nos escritórios e, sobretudo, na noite.
Pouco a pouco, vamos tomando conhecimento do seu passado, das suas crenças, das suas crises e dos seus amores.

1 comentário:

Unknown disse...

Jean-Paul Sartre e seu grande clássico "Os Dados Estão Lançados" parece-me uma excelente obra com uma temática muita apelativa e sempre o grande mistério que é a vida e morte e se existe algo mais depois do fim...