quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Novidades das Edições Sílabo

Como Investir no Seu Cérebro?
Um guia prático para melhorar a qualidade de vida e a saúde mental
de Álvaro Fernández Ibáñez e Elkhonon Goldberg
Todos sabemos que devemos investir na nossa saúde, na nossa educação, na nossa carreira profissional, em planos de poupança. Mas poucos sabem porque e como investir no nosso mais importante recurso: o cérebro. Numa área tão apaixonante e nova como é a da ciência do cérebro, este livro é um guia estimulante e prático, com valiosa informação e conselhos úteis para que o leitor possa melhorar o rendimento atual e futuro do seu cérebro, enriquecendo deste modo a sua qualidade de vida e saúde mental.

«Uma abordagem séria sobre os cuidados a ter com o nosso cérebro. Visto e explicado de forma simples, o livro surge como um guia prático, mostrando um caminho que qualquer um de nós pode percorrer. As recentes descobertas científicas sobre a saúde mental são partilhadas em forma de jogo, numa linguagem acessível e realista.»
José Morais da Silva
Professor Universitário. Mestre em Psicologia das Emoções.
«Este livro não é só mais um livro descrevendo as funções cerebrais, pelo contrário ele revê com rigor científico a literatura atual, chamando a atenção para as fontes de informação que são mais fidedignas – cuidado com as notícias dos jornais! – e trazendo as respostas dos próprios autores num diálogo simples. Em tempos li algures que nos faltava um livro de instruções para cuidarmos de nós próprios e do enorme valor daquilo que possuímos em termos de competência mental. Aqui fica uma importante contribuição para esse objetivo (...). Leiam, então, este precioso livro (...).»
Alexandre Castro Caldas
Professor Catedrático de Neurologia – Universidade Católica de Lisboa.
Diretor do Instituto de Ciências da Saúde.

«Descomplicado, rigoroso, com conselhos práticos, este é um livro de extrema utilidade e atualidade. Obrigatório para todos os que desejam ser donos de uma boa saúde cerebral e que pretendam obter um domínio inteligente do seu cérebro.»
Vasco Catarino Soares
Psicoterapeuta, Neuropsicólogo, autor do livro Exercite o seu Cérebro

«Um daqueles livros que ninguém pode ignorar. Perspicaz, conciso e útil. Um livro para todas as pessoas que desejem trabalhar e viver de um modo saudável e inteligente, baseado na moderna neurociência».
Dr. Tobías Kiefer
Diretor-Geral da Aprendizagem e Desenvolvimento, Booz & Company.

«Reconhecido pela AARP [American Association of Retired Persons] como uma das fontes de informação de maior qualidade, este livro consegue ser simultaneamente imparcial e crítico – um bom modelo a seguir»
Dr. Peter Whitehouse
Professor de Neurologia da Universidade da Case Western Reserve.

«Este é o único livro que conheço que integra, de um modo descomplicado e acessível, a informação mais recente acerca da saúde cognitiva ao longo da vida».
Arthur Kramer
Professor de Psicologia da Universidade do Ilinóis.


Psicologia da Aprendizagem
Paradigmas, Motivação e Dificuldades
de Diana Dias
Numa linguagem clara, objetiva e descomplicada, este livro apresenta uma visão panorâmica e aprofundada da Psicologia da Aprendizagem, a ciência que suporta as práticas para que se aprenda mais e melhor.
Em quatro capítulos, a autora enquadra e fundamenta a área de intervenção, apresenta as teorias e seus paradigmas, bem como os aspetos motivacionais da aprendizagem e, no final, as dificuldades com que o processo se pode deparar.
Com este livro, o leitor aprenderá e aprofundará conhecimentos que lhe permitirão analisar e compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano no contexto dinâmico e abrangente em que este se desenrola.
Uma leitura recomendável para estudantes e profissionais de Psicologia, professores, educadores, pais e cuidadores e para todos aqueles que pretendam aprender a aprender melhor para conseguir, deste modo, potenciar as suas capacidades e o seu desenvolvimento.
«Este livro vem colmatar uma lacuna nas produções científicas em Portugal, situa-se no âmbito da formação psicológica, seja de psicólogos seja de professores, podendo ter utilidade para todos aqueles que se preocupam com as questões da aprendizagem.»
Feliciano Veiga
Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

«A Psicologia da Aprendizagem é uma área com grande importância na Psicologia e em outras ciências, pois baliza estudos acerca dos processos psicológicos de humanização e desenvolvimento, bem como explicações ontológicas para a organização sociocultural e cidadã. Com essa obra, a autora oferece um amplo e fundamentado arcabouço
epistemológico, teórico, metodológico e prático para estudos aprofundados na área. Destaca-a se o cuidado da autora em oferecer ao leitor ampliação bibliográfica para consulta e aprofundamento temático. A linguagem objetiva, clara e acessível torna o livro material fortemente recomendado para a formação inicial e continuada de psicólogos, professores e demais profissionais que se dedicam ao ofício do ensino e da investigação da aprendizagem humana.»
Claisy Marinho
Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – Brasil


Terrorismo Religioso
A Realidade no Feminino
de José Filipe Pinto
Uma temática que nos toca a todos numa conjuntura em que o mundo vive sob a ameaça do terrorismo global que invoca motivações religiosas. A mulher como personagem central. Uma realidade tridimensional: a terrorista, a vítima do terrorismo e a agente contraterrorista.
O que é o terrorismo religioso global? O que leva a mulher a tornar-se terrorista? Quais os papéis que a mulher desempenha no terrorismo? Poderá a mulher ser uma mais-valia para controlar o fenómeno terrorista? Estas são algumas das questões que este livro aborda e a que procura responder.
Uma leitura necessária. Para perceber o fenómeno. Evitar alarmismos e ultrapassar preconceitos.

Para mais informações sobre estes livros e para ler um excerto de cada título, visita o sítio de internet das Edições Sílabo.

Sem comentários: