segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

A defesa de Oscar Wilde, para ler em «A Intransigente Defesa da Arte: Transcrição de um Julgamento Sórdido»


Oscar Wilde
é o autor do 5.º volume da colecção Livros Negros, da Guerra & Paz Editores. A Intransigente Defesa da Arte: Transcrição de um Julgamento Sórdido, com tradução assinada por André Morgado, nunca tinha sido publicado em Portugal.

Do autor de De Profundis, encontra-se publicado pela editora O Retrato de Dorian Gray, e na colecção Livros Amarelos, A Alma do Homem sob a Égide do Socialismo. Já no início de Fevereiro, será reeditado, em formato de bolso, Teleny, ou o Reverso da Medalha.


Texto sinóptico

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 1895, acontece a triunfante estreia de The Importance of Being Earnest: é o zénite da carreira de Oscar Wilde. E menos de cem dias depois, era um preso comum condenado a dois anos de trabalhos forçados.
Este livro publica a quase totalidade da transcrição do julgamento mais sensacional do século XIX ou como da sordidez da exposição, na Londres vitoriana, da homossexualidade de Wilde nasce uma veemente e majestosa defesa da absoluta liberdade da criação artística.
Esta Intransigente Defesa da Arte é um esplêndido documento histórico e é um manifesto de intransigente defesa da independência da arte, permitindo aos leitores ouvir as reais palavras de Wilde no seu mais articulado e brilhante discurso, que faz de um texto que se presumiria perdido nos meandros da lei uma peça da mais sublime estética.

Conhece, aqui, todas as novidades de Janeiro preparadas pela Guerra & Paz.

Sem comentários: