terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Está a chegar uma nova edição de «Amatka», um romance distópico


A Topseller reedita Amatka, um romance "assustador, estranho, cheio de pequenos detalhes que nos arrepiam" (Washington Post). Este livro da autora sueca Karin Tidbeck irá agradar leitores de Kafka, Borges e Margaret Atwood.

Sinopse
Vanja é uma funcionária do Estado destacada para um estudo de mercado sobre o consumo de produtos de higiene na austera e gélida colónia de Amatka. Aí, encontra um mundo diferente do que tinha em Essre, a sua cidade natal. Em Amatka, as pessoas não agem da mesma maneira, e todos os cidadãos são monitorizados, em busca de indícios de subversão.
Embora não tencionasse demorar-se em Amatka, Vanja acaba por se apaixonar por Nina, a sua colega de casa, e decide ficar. Contudo, pouco tempo depois, começa a encontrar provas de que a administração da colónia encobre uma ameaça iminente. Incapaz de ficar de braços cruzados, Vanja lança-se numa investigação com consequências que ela nunca conseguiria imaginar.
Numa colónia em que a linguagem tem o poder de moldar a realidade e onde tudo irá desmoronar-se se não for devidamente nomeado e catalogado, Vanja sonha em usar essa mesma linguagem para se libertar do sistema opressivo que a rodeia, mas o seu individualismo poderá acabar por ameaçar a própria realidade.

1.º parágrafo
«Vanja Essre II de Brilars, assistente de informações da companhia de Especialistas de Higiene de Essre, era a única passageira no comboio com destino a Amatka. A porta tinha-se fechado para o comboio arrancar assim que ela subira os degraus. Agarrou melhor a sacola e o estojo da máquina de escrever, servindo-se dos pés para empurrar a mala de viagem pela porta deslizante. Do outro lado, a escuridão era absoluta. Tateou a parede até encontrar um interruptor ao lado da porta. A luz que se acendeu era fraca e amarelada.»

Sem comentários: