quarta-feira, 6 de julho de 2022

«Os Pianos Perdidos da Sibéria», um dos mais recentes títulos de literatura de viagens moderna


Os Pianos Perdidos da Sibéria
é um dos livros que este mês é editado pela Temas e Debates. Esta obra de estreia da escritora britânica Sophy Roberts é descrita por Paul Theroux como «uma viagem emocionante e povoada pela literatura, a história, a música, o homicídio, o encarceramento e a revolução, pela neve, o gelo e a lonjura, para descobrir o rosto humano da Sibéria.»

Sinopse
A história da Sibéria é tradicionalmente uma história de exilados, frio intenso e sofrimento. Mas há outra narrativa possível: espalhados por esta região remota há pianos construídos durante os anos de expansão do século XIX. Contam a história de como, desde que entrou na cultura russa sob a influência de Catarina, a Grande, a música correu pelo país como o sangue pelas veias.
Os Pianos Perdidos da Sibéria é uma caça aos pianos - uma viagem quixotesca através de dois séculos de história russa e oito fusos horários que se estendem por um undécimo da superfície terrestre do mundo. Revela não só a música mas também uma profunda humanidade no último lugar na Terra onde poderíamos esperar encontrá-la.

Elogios
«Estas páginas cantam como uma sinfonia... Sophy Roberts controla o ímpeto da narrativa como se fosse uma pianista com quatro pedais e modula o tom entre os bemóis de longas viagens motorizadas e os sustenidos da intensidade emocional». Wall Street Journal

«De Pushkin a “Pianópolis”, esta história toca as notas certas... Com uma paixão de amante por um tema e um território que tornou seus.» Telegraph

«Único... invulgar... uma história cultural explorada como poucas.» Financial Times

«As descrições que Sophy Roberts faz das paisagens são tão encantadoras como bordados.» New York Times

Sem comentários: