quinta-feira, 12 de outubro de 2023

«Uma Varanda sobre Tóquio» é o título da mais recente publicação da Avenida da Liberdade Editores

A Avenida da Liberdade Editores vai lançar no final deste mês o livro Uma Varanda sobre Tóquio, de David Lopes.
Esta obra, que retrata muitos aspectos do quotidiano do Japão, tem um prefácio assinado por Valter Hugo Mãe. Vê, aqui, um vídeo de apresentação do livro.

Texto sinóptico
Quis escrever este livro, pois o Japão foi a minha experiência pessoal e profissional mais intensa e diferente. Quis escrever muito do que fui descobrindo todos os dias. Primeiro, era para ser um arrumador de memória e uma partilha com amigos e conhecidos, e depois foram eles que me disseram que estes retratos podiam chegar mais longe e criar um maior interesse comum entre leitores portugueses e japoneses, sobre uma história que tem também muito em comum.
Quando o desafio de ir viver e trabalhar no Japão surgiu, o meu sogro João Ricardo (1945 -2013), disse-me no último jantar: «Não te esqueças de tomar nota e de escrever tudo aquilo que agora vais conhecer em profundidade, pois só assim ganhamos mundo.» É sobretudo por essa razão que está neste momento a ler este livro. Um livro que fala de um destino, em forma de pequenos retratos. Pequenos pedaços da cultura e do quotidiano japoneses, que me capturaram para sempre.

«O livro de David Lopes é (...) uma declaração que tanto serve para dizer aos portugueses acerca da maravilha do Japão, quanto serve para deixar aos japoneses uma centenária prova de admiração e amizade.» Valter Hugo Mãe

Sem comentários: