segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Intitula-se «A Última Fronteira» o livro de estreia do jornalista André Carvalho Ramos

Um testemunho completo e desconcertante sobre as histórias de refugiados e sobre como a Europa está a responder a um dos temas mais polémicos da nossa sociedade. A Última Fronteira é o primeiro livro do jornalista André Carvalho Ramos, que recebeu mais de uma dezena de prémios e distinções nacionais e internacionais, acompanhou as diferentes rotas migratórias na Europa e esteve em cenários de conflito, como a Ucrânia e a Palestina. O livro, resultado de uma investigação de oito anos levada a cabo pelo jornalista da TVI e da CNN Portugal, é prefaciado por Paulo Portas.
A Última Fronteira chegou na semana passada às livrarias com o selo Oficina do Livro.

Texto sinóptico
A guerra na Ucrânia expôs o desinteresse da política europeia pela integração dos refugiados do Médio Oriente e de África, deixando à vista um sistema de dois pesos e duas medidas que discrimina e mata.
Para esses refugiados, a travessia do Mediterrâneo é apenas o princípio da jornada mais dolorosa da sua longa marcha. Isto para os que sobrevivem, porque há aqueles que ficam pelo caminho – alguns estão enterrados em solo europeu, sem que as famílias se consigam despedir deles, outros jazem em parte incerta, com os seus corpos por encontrar.

Vídeo de apresentação do livro, pelo autor.

Sem comentários: