quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Chega a Portugal o 'bestseller' «Seis Substâncias que Vão Mudar a Sua Vida»

Seis Substâncias que Vão Mudar a Sua Vida, um enorme bestseller na Suécia, foi vendido para mais de 30 países poucos meses depois de ter sido publicado. Segundo Thomas Erikson, autor de Rodeado de Psicopatas, este é «um manual prático para nos conduzir à felicidade usando a nossa própria biologia.»
David JP Phillips é conferencista internacional, formador e educador. A sua vida profissional é baseada na comunicação fundamentada pela neurociência, biologia e psicologia. Dedicou dois anos da sua vida a escrever a palaestra TEDx mais vista de todos os tempos sobre storytelling, onde foi das primeiras pessoas a ativar neurotransmissores e hormonas específicas na plateia.
Nesta obra editada pela Lua de Papel no início do mês, o autor sueco dá a conhecer as lições de vida que aprendeu com centenas de pessoas que treinou e a quem ensinou autoliderança - uma palavra de imensa importância, que vem muito descrita ao longo dos capítulos. Partilha connosco várias técnicas que visam potenciar o nosso melhor "eu". Ensina-nos também a aumentar ou diminuir as seis substâncias que estão referidas na capa do livro.
São muitas as passagens que merecem ser sublinhadas neste magnífico manual de desenvolvimento pessoal. Escolhi as seguintes:

«Imagine como seria o mundo se compreendêssemos simplesmente que não somos as nossas emoções, que as nossas emoções são apenas ideias temporárias que temos sobre nós e sobre o mundo - ideias que, na verdade, somos nós que escolhemos.» (p. 20)

«Se deseja alguma coisa, atire-se de cabeça para ter uma amostra da sensação que deseja. Esse sentimento torna-se o seu porquê emocional e grande fonte de motivação para o levar ao seu objetivo.» (p. 53)

«Pequenas doses de stresse não só são agradáveis, são fantásticas! Levam-nos a agir e fazem-nos sentir vivos...» (p. 123)

«Rir e sorrir não faz apenas com que nos sintamos bem, também está provado que é um fantástico agente de vínculo social.» (p. 161)

«Devemos mesmo abordar os conflitos como oportunidades para crescer, para o nosso desenvolvimento interior e para aprender mais sobre as pessoas com quem passamos a vida.» (p. 205)

Texto sinóptico
Depois de anos de sucesso crescente, David JP Phillips entrou em depressão. Meteu-se na cama. Passou o verão a chorar. Um dia, quando passeava com a mulher numa paisagem bucólica, sentiu-se profundamente feliz. Foi um sentimento efémero, mas forte o suficiente para o lançar numa procura desenfreada por respostas. Porque é que se tinha sentido tão bem? Como poderia voltar a sentir-se assim? Como prolongar a felicidade? A resposta está neste livro.

Na sequência de intensas pesquisas, David percebeu que, das cerca de cinquenta hormonas que o nosso corpo produz naturalmente, há seis que podemos aprender a controlar. Se precisa de motivação, a Dopamina é o seu remédio; se o objetivo é conectar-se melhor com o mundo, experimente a Oxitocina; se anda numa roda-viva de emoções contraditórias, é sinal de que precisa de Serotonina; já o Cortisol, que é um veneno quando produzido em excesso (pelo stress, por exemplo), na medida certa é o impulso que conduz à ação; e enquanto as Endorfinas ajudam a relaxar, a Testosterona oferece-lhe a autoconfiança para enfrentar qualquer desafio.

Sem comentários: