quarta-feira, 21 de julho de 2021

«Rodeado de Psicopatas», de Thomas Erikson

Editora: Lua de Papel
Data de publicação: Abril de 2021
N.º de páginas: 288

Todos nós, em algum momento, já estivemos ou iremos estar, em contacto com pessoas com atitudes de dominância e manipulação desmedidas. O perigo que estes indivíduos com comportamento duplo representam pode não ser imediatamente aparente devido à sua hábil capacidade de ludibriar, destabilizar e encantar.
Em Rodeado de Psicopatas, o especialista em comunicação Thomas Erikson, adverte: «Quando ler este livro, pode ter dificuldade em adormecer.» Não querendo ser alarmista, este autor sueco refere que existem mais pessoas com traços psicopáticos do que pensamos: em cada 100 pessoas, no mínimo, duas são psicopata
s, segundo estudos e investigações de Robert D. Hare, um dos mais respeitados investigadores sobre o tema. Mas como é que os podemos identificar? Quais as características mais acentuadas destes indivíduos tóxicos? Quais as estratégias mais eficazes para combater essas pessoas egocêntricas, sem escrúpulos e pobres a nível emocional? Quais as profissões mais comuns entre os psicopatas? Este transtorno de personalidade tem cura? Com a ajuda deste livro, o leitor terá acesso às respostas para estas questões, ficando assim capaz de descobrir quem é genuíno e quem não é.
Todo o conteúdo deste livro baseia-se na linguagem DISC (uma sigla para Dominância, Influência, Estabilidade (Stability) e Conformidade), um método de explicação do comportamento difundido num livro publicado em 1928 pelo psicólogo americano William Moulton Marston. Este sistema psicométrico (já dado a conhecer no livro anterior do autor, Rodeado de Idiotas) que enumera 4 tipos de personalidades-base, atribui uma cor a cada uma: vermelho (pessoas egocêntricas, narcisistas, determinadas…), amarelo (quem é bem-humorado e sorridente, que inspira e influencia os outros…), verde (indivíduos que possuem um carácter fleumático: reagem com lentidão, ponderação e tranquilidade…) e azul (pessoas analíticas, precisas, que dão atenção aos pormenores, falam e sorriem apenas quando necessário…).
Rodeado de Psicopatas é um livro destinado a quem se interessa por conhecer mais sobre a complexidade humana e para todos aqueles que são ou já foram vítimas, no meio familiar, profissional ou social, de um psicopata. O livro fala sobre pessoas com transtorno de personalidade psicopata, mas é muito mais abrangente, pois aborda diversos tipos de comportamento, incluindo o não-verbal. Para quem se interessa por Psicologia, este é um livro indicado.
Há que referir um pormenor importante, que o autor conscientemente ou inconscientemente não mencionou no livro: o modelo DISC, embora tenha por base estudos minuciosos, não é considerado um teste psicológico aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, significando que não possui validade científica. Não encontrámos também neste livro a explicação sobre as diferenças entre psicopatia e sociopatia, o que poderia ser útil para muitos leitores.

Excertos
«(…) se ele [o psicopata] conseguir farejar as suas fraquezas, vai pressionar todos os botões que conseguir para o destruir. Não por o odiar, ou por ter necessariamente alguma coisa contra si. Mas porque é isso que os psicopatas fazem. Tiram o que querem dos outros.»

«Quanto mais ele [o leitor] souber sobre como a psicopatia se manifesta, melhor se defenderá contra a manipulação.»

Sem comentários: