segunda-feira, 19 de julho de 2021

Gradiva publica «As Canções das Árvores», considerado um dos melhores livros científicos de 2017

David George Haskell é um biólogo americano nascido no Reino Unido. Depois do livro The Forest Unseen (2012), lançou The Songs of Trees (2017), que a Editora Gradiva apresenta agora aos leitores de Portugal. Este ensaio, As Canções das Árvores, foi considerado um dos melhores livros científicos de 2017 e um dos 10 melhores livros na área do ambiente. Esta edição conta com prefácio de António Bagão Félix, autor de Trinta árvores em discurso directo e Raízes de Vida, entre outros livros.

David Haskell recebeu já muitos elogios pela eloquência da sua escrita e pelo profundo envolvimento com o mundo natural.
Neste livro, centra agora o seu talento e capacidades de observação nas redes biológicas que unem todas as espécies, incluindo os seres humanos. Haskell visitou por diversas vezes uma dúzia de árvores, explorando ligações entre pessoas, micróbios, fungos e outras plantas e animais. Leva-nos a conhecer árvores em cidades (de Manhattan a Jerusalém), em florestas (amazónica, norte-americana, boreal) e em zonas que estão na linha da frente da mudança ambiental (erosão do litoral, encostas ardidas, zonas de guerra).
Em cada um destes lugares, o autor mostra como a história humana, a ecologia e o bem-estar estão intimamente interligados com a vida das árvores.
Outro livro que pode interessar: A Vida Secreta das Árvores.

Sem comentários: