segunda-feira, 23 de setembro de 2024

PACTOR lança «O Desenho na Avaliação Psicológica da Criança»


O Desenho na Avaliação Psicológica da Criança é uma das mais recentes publicações com o selo da PACTOR. Esta obra, com prefácio do Prof. Doutor Manuel Matos (Psicanalista, Psicoterapeuta Psicanalítico e Psicólogo Clínico), é imprescindível para profisionais de psicologia que trabalham com crianças.

Texto de apresentação
A intervenção psicológica com crianças desde cedo integrou a noção de que o acesso ao seu mundo e aos seus conflitos internos só seria possível tendo em consideração as especificidades que se prendem com as suas características e fases de desenvolvimento, e recorrendo ao simbólico e ao lúdico como principais instrumentos de compreensão e de comunicação com a criança. Desta forma, o desenho infantil, a par com o brincar, revelou-se sempre essencial à prática profissional, enquanto modalidade quer de avaliação, quer de intervenção psicológica com crianças.
Com esta obra, marcada por uma abordagem prática em todos os momentos, com ilustrações e vinhetas clínicas, pretende-se preencher uma lacuna existente na literatura técnica psicológica portuguesa relativa à compreensão e utilização do desenho na avaliação psicológica da criança. Disponibiliza-se, assim, uma ferramenta fundamental para os profissionais de psicologia que trabalham com crianças e que entendem o desenho infantil como meio primordial de comunicação com a criança e de avaliação do seu mundo interno, contribuindo para o sucesso da sua prática clínica.

Conteúdos
Desenho infantil; Avaliação psicológica da criança; Provas projetivas gráficas; Teste do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (Buck, 1948); Teste do Desenho de Uma Pessoa (Machover, 1949); Teste do Desenho da Família (Corman, 1964).

Excerto do prefácio
«Ao longo deste livro a autora demonstra muitíssimo bem como o desenho na criança é um revelador de demonstrações psíquicas que estão subjacentes às especialidades do traçado. E as exemplificações dadas com a história clínica de quatro casos paradigmáticos mostram bem as potencialidades das provas de desenho na criança e no jovem.»

Raíssa Santos é Psicóloga Clínica, tem experiência em contexto privado, com crianças e adultos, desde 2002. Doutorada em Psicologia Clínica, área de especialização em Avaliação Psicológica, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Docente Universitária. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Tem formação em Psicoterapia Psicodinâmica e em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. Psicoterapeuta Psicanalítica em formação pela PsiRelacional. Formadora em Avaliação Psicológica e em Ludoterapia. Mediadora de conflitos com especialização em Mediação Familiar.
Autora do livro Intervenção Psicológica com Ludoterapia (PACTOR, 2018).

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