domingo, 1 de setembro de 2024

Clube do Autor publica «Mulheres Apaixonadas», de D. H. Lawrence

Mulheres Apaixonadas
é o título mais recente da
colecção 'Os Livros da Minha Vida', da editora Clube do Autor, que conta com obras como Terra Abençoada, Retrato de uma Senhora, Madame Bovary, África Minha, entre outros.
Neste romance revolucionário, de D. H. Lawrence (1885-1930), um dos mais importantes escritores ingleses da primeira metade do século XX, o amor e a sexualidade são vividos sem preconceitos.
Este clássico moderno, inebriante e profético sobre as relações amorosas, segundo o The Guardian, «capta, de forma brilhante, o anseio por um novo mundo».
A adaptação desta história para o cinema deu-se em 1969, num filme dirigido por Ken Russell e com roteiro de Larry Kramer, tendo Glenda Jackson vencido um Oscar na categoria de Melhor Actriz.
Isabel Stilwell prefacia a obra (Women in Love de seu título original), que chega aos escaparates livreiros a 4 de Setembro.


Texto sinóptico
A distância entre o desejo feminino e as ambições do género masculino.
A história gira em torno de duas irmãs, Ursula e Gudrun, e dos dois homens com quem se envolvem, de temperamento muito diferente, mas unidos por uma sólida amizade. Ursula apaixona-se por Rupert Birkin - em muitos aspetos, o autorretrato do próprio autor, Lawrence - enquanto Gudrun se envolve de forma trágica e doentia com Gerald Crich, filho do dono da mina local.
Tendo como ponto de partida os contrastes existentes entre estes quatro elementos no que respeita à maneira de pensar, amar e sentir, Lawrence oferece-nos a imagem da futilidade e da destruição características das relações humanas.
Impresso em 1920 em edição de autor nos Estados Unidos, o romance só foi publicado comercialmente em 1921, sendo considerado pelo próprio Lawrence como a sua obra-prima. Na altura, foi descrito como um épico do vício.

Outros livros do autor
Filhos e Amantes, O Amante de Lady Chatterley, O Raposo, Amor entre o Feno.

Sem comentários: