quinta-feira, 16 de maio de 2013

Livro de Ondjaki «A Bicicleta Que Tinha Bigodes» ganha o Prémio FNLIJ


O mais importante prémio literário brasileiro de literatura para crianças e jovens acaba de ser atribuído ao livro A Bicicleta Que Tinha Bigodes, de Ondjaki.

O Prémio FNLI J, criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, secção brasileira do International Board for Young People – IBBY teve a sua primeira versão em 1975 e conta actualmente com 18 categorias.

A Bicicleta Que tinha Bigodes, de Ondjaki, que foi publicado em Portugal pela Caminho, venceu já o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a infância.


Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. Prosador. Às vezes poeta. Co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá Cresçam Pitangas – Histórias de Luanda). É membro da União dos Escritores Angolanos. Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco e chinês. Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004, com e se amanhã o medo (contos); Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» C. M. de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com os da minha rua; o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra); Prémio FNLIJ Brasil 2010 com AvóDezanove e o segredo do soviético (romance); e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, com a bicicleta que tinha bigodes.


Sem comentários: