quinta-feira, 16 de maio de 2013

Romance «Em Nome do Pai», de Nuno Lobo Antunes é apresentado hoje


A fulgurante estreia de Nuno Lobo Antunes na ficção surge agora, após três trabalhos de não-ficção publicados pelo autor, todos bestsellers. Em Nome do Pai é uma obra de ficção que ilumina uma das personagens menos conhecidas da Bíblia: S. José. O pai de Jesus, que nas sagradas escrituras pouco passa de uma nota de rodapé, tem agora uma história, um passado. E um corpo de chocante carnalidade, atormentado pelo desejo, por uma mente demasiado lúcida para aceitar como boas as palavras do Senhor.

Nuno Lobo Antunes apresenta a história de S. José numa perspectiva invulgar: a personagem principal tem de lidar com o facto de Maria estar “grávida de Deus”. O autor molda o romance com o desvelo de um artesão, esculpe cuidadosamente cada frase, reconstitui com rigor a vida nos tempos de Jesus – cria, ele próprio, uma obra de arte. Com a liberdade só permitida aos artífices, faz suas as palavras do carpinteiro, e através delas dá voz a todos os homens que põem em causa os insondáveis desígnios divinos.
Nuno Lobo Antunes, nascido em Lisboa, formou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa. Iniciou a carreira como pediatra no Hospital de Santa Maria, cuja Unidade de Neuropediatria viria a coordenar.
Trabalhou cerca de dez anos em hospitais de Nova Iorque (como o Memorial Hospital for Cancer and Allied Diseases e o Presbyterian Hospital) e foi professor auxiliar de Neurologia e Pediatria na Universidade de Cornell.
Director Clínico do CADIn ao longo de vários anos, fundou em 2012 o PIN – Progresso infantil, um Centro para as Perturbações do Desenvolvimento, de que hoje é director.
As suas experiências clínicas, e o modo como as viveu, estão em parte reflectidas no seu primeiro livro, Sinto Muito (2008, publicado também no Brasil e em Espanha). Seguiram-se Mal Entendidos (2009) e Vida em Mim (2011), todos bestsellers. Em Nome do Pai é o seu primeiro romance.


Sem comentários: