sexta-feira, 3 de maio de 2013

«O Grande Gatsby», de F. Scott Fitzgerald nas livrarias e nos cinemas



O Grande Gatsby
de F. Scott Fitzgerald

Título Original: The Great Gatsby
Tradução: José Rodrigues Miguéis
Páginas: 176
PREÇO COM IVA: 11,50€
ISBN: 978-972-23-1369-8

Data de Publicação: 1 de Novembro 1986
Data de Relançamento (7ª edição): 7 de Maio 2013 

ESTREIA NOS CINEMAS A 16 DE MAIO 2013. Clica aqui para assistires ao trailer.






Sinopse:
Considerado a obra-prima de F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby tornou-se não só um clássico da literatura do século XX, como o retrato mais expressivo da «idade do jazz», em todo o seu esplendor e decadência. Jay Gatsby é o herói que personifica o materialismo obsessivo e o desencanto do pós-Primeira Guerra Mundial. Esta edição de O Grande Gatsby foi traduzida e prefaciada por José Rodrigues Miguéis. Uma nova adaptação cinematográfica deste romance estreia em 2013, produzido e realizado por Baz Luhrmann e com Leonardo di Caprio no papel principal.

O autor:
F. Scott Fitzgerald nasceu em St. Paul, Minnesota, em 1896. Frequentou a universidade de Princeton e publicou o seu primeiro romance, Este Lado do Paraíso, em 1920. Para além de O Grande Gatsby (1925) e Terna É a Noite (1934), consideradas as suas obras mais importantes, é também autor de mais de 160 contos, entre os quais O Estranho Caso de Benjamin Button, que a Presença publicou recentemente na colecção «Grandes Narrativas» e que foi alvo de uma adaptação cinematográfica. Contemporâneo de escritores como Ernest Hemingway e John dos Passos, F. Scott Fitzgerald morreu em Hollywood, em 1940.
Outras obras de F. Scott Fitzgerald 
publicadas pela Presença:
Sinopse: Belos e Malditos segue a vida do casal Anthony Patch e Gloria Gilbert durante aquela que ficou conhecida como «a idade do jazz». Juntos comem e bebem nos restaurantes e hotéis mais sofisticados de Nova Iorque, alugam os apartamentos mais caros e viajam em carros topo de gama. Mas, sob a atmosfera frenética, luxuosa e extravagante que os envolve, está um mundo efémero e frágil - e o amor e o casamento destes dois jovens «deuses» vai-se deteriorando lentamente até à catástrofe final. Publicado em 1922, Belos e Malditos é uma reflexão sobre o amor, o dinheiro e a decadência e um estudo social dos anos que antecederam a Grande Depressão.
Sinopse: Na génese deste conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior no fim. Assim nasceu Benjamin Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefacção de todos os envolvidos, o «pequeno» Benjamin vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos… O Estranho Caso de Benjamin Button inspirou uma adaptação ao grande ecrã.

Para mais informações sobre estes e outros livros consulta o site da Editorial Presença aqui

Sem comentários: