segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

«O Urso, o Piano, o Cão e o Violino», de David Litchfield

Editora: Fábula
Data de publicação: Novembro 2018
N.º de páginas: 40
Depois do estrondoso sucesso que foi O Urso e o Piano, obra já traduzida para mais de 20 idiomas, e do também contagiante O Gigante Secreto do Avô, o escritor e ilustrador inglês David Litchfield está de volta com uma nova história, que vai cativar crianças e adultos. O Urso, o Piano, o Cão e o Violino é uma sequela do primeiro livro, mas com um personagem central novo.
O canino Hugo é o melhor amigo de Heitor, um velhinho violinista que durante a vida toda tocou nas ruas e que agora, cansado pela idade, decidiu retirar-se da azáfama citadina e descansar o seu também velho violino. Desolado por nunca ter concretizado o seu sonho de vir a ser um dia um músico mundialmente famoso, o senhor anoso passa os dias em letargia, dormitando em frente à televisão. Um dia, o seu amigo de quarto patas, para dar ânimo ao ambiente funesto da casa, pega no instrumento de corda abandonado e começa a tocar o instrumento com uma destreza espantosa, fazendo ressoar do violino melodias e sensações vibrantes, que despertam a atenção da vizinhança, e depois, de um urso pianista. Perante uma inesperada mudança no rumo de vida de Hugo, a amizade entre o velhinho e o seu cão será posta à prova. Será que «uma amizade, tal como uma boa música, dura uma vida inteira»?
The Bear, The Piano, The Dog & The Fiddle (tradução portuguesa a cargo de Luísa Costa Gomes) é um livro que tem como temas centrais a amizade e a música. A história convida-nos a reflectir sobre a importância de se valorizar quem está connosco não só nos bons momentos mas, e principalmente, também nos mais difíceis. É meritória a sensibilidade de David Litchfield nesta obra, pois através de um texto cuidado ele consegue transmitir de forma subtil aos mais pequenos, que o ciúme e a inveja são sentimentos que podem estar presentes em algumas circunstâncias de uma amizade.
A narrativa visual de O Urso, o Piano, o Cão e o Violino é um dos aspectos a destacar também: as ilustrações pormenorizadas captam de forma perfeita as emoções que os personagens vão tendo ao longo da história. As expressões dos personagens e de todo o ambiente nocturno citadino que estão em pano de fundo, são contrastantes: plenos de luz e sombra.
David Litchfield prova com este seu terceiro livro que é um autor promissor, cujo duplo talento de escritor e de ilustrador infantil merece ser continuadamente dado a conhecer aos leitores.

6 comentários:

Fernanda Costa disse...

Tão giro! Gostava de conhecer este livro.

kassie disse...

Gosto de livros infantis, especialmente das ilustrações. Sou fã de alguns ilustradores como o Benjamin Lacombe e a Rebecca Dautremer. Desconhecia este autor mas pelas fotos parece um ilustrador com muito talento!

Brigite Beato disse...

Eu ainda não li, mas já comprei para a minha filha. Quando comprei foi porque estava relacionado com musica que a minha tanto adora. Ela adorou o livro não só pela historia mas também pelas ilustrações. Bom livro. Se chamou a atenção da minha filha tenho a certeza que vai chamar a de muitas crianças.

Brigite Beato disse...

aproveito para pedir pra verificar a data de lançamento pois saiu em 2018 e não 2019.
Parabéns pelo Blog já há muitos anos que sigo e tem me ajudado muitas vezes na escolha de livros.

ana lopes disse...

muito interessante

Catarina Gonçalves disse...

Gostava muito de ler :)