sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

«Factfulness», o livro que Barack Obama e Bill Gates recomendam


Factfulness
Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo – e porque as coisas estão melhor do que pensamos
de Hans Rosling, Anna Rosling Rönnlund e Ola Rosling

Texto sinóptico
Quando fazemos perguntas simples acerca de tendências globais - qual a percentagem da população mundial que vive na pobreza; qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar; quantas raparigas completam os estudos - obtemos respostas sistematicamente erradas. Tão erradas que um chimpanzé que escolhesse as respostas ao acaso faria melhor do que professores, jornalistas, investidores e laureados com o Prémio Nobel.
Neste livro, o professor de Saúde Internacional e fenómeno global das conferências TED, Hans Rosling - juntamente com os seus colaboradores de longa data, Anna e Ola -, propõe uma nova explicação radical da razão pela qual aquilo acontece.
Revelam os dez instintos que distorcem a nossa perspetiva - desde a nossa tendência para dividirmos o mundo em dois campos (em geral, uma versão do «nós e eles») até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar).
O nosso problema é não sabermos o que não sabemos, e mesmo as nossas conjeturas são determinadas por preconceitos inconscientes e previsíveis.
Afinal de contas, o mundo, com todas as suas imperfeições, está em muito melhor estado do que aquilo que poderíamos pensar. Isso não significa que não existam preocupações reais. Mas, quando nos preocupamos com tudo a todo o momento, em vez de adotarmos uma visão do mundo baseada em factos, podemos perder a nossa capacidade para nos focarmos nas coisas que mais nos ameaçam.

Factfulness é um livro urgente e essencial, que mudará a forma como vemos o mundo e que nos permitirá responder às crises e oportunidades do futuro.

«Um dos mais importantes livros que já li – um guia indispensável para pensar claramente acerca do mundo.» Bill Gates

«Factfulness de Hans Rosling, um especialista em Saúde Internacional de nomeada, é um livro cheio de esperança no potencial de progresso humano, se prestarmos atenção aos factos e esquecermos os nossos preconceitos.» Barack Obama

Críticas de imprensa
«Uma mensagem apaixonada e erudita. O seu talento para a apresentação e o seu gosto pela estatística transparecem em cada página. Que outra pessoa escolheria um gráfico de guitarras per capita como um indicador do progresso humano?»
The Financial Times

«Três minutos com Hans Rosling mudarão o nosso pensamento acerca do mundo.»
Nature

«Nas mãos de Hans Rosling, os dados cantam. As tendências globais sobre a saúde e a economia ficam vivas. E a visão alargada do desenvolvimento global – com algumas notícias surpreendentemente boas – ganha uma súbita nitidez.»
TED

Sem comentários: