quarta-feira, 11 de março de 2020

Ex-Testemunha de Jeová conta em livro toda a verdade sobre esta facção religiosa

A Arena Editora lança a 17 deste mês Apóstata! - Porque Abandonei as Testemunhas de Jeová, um livro escrito por António Madaleno, um ex-membro das Testemunhas de Jeová (durante mais de 30 anos), organização que acusa de ser uma "seita destrutiva".

Sobre o livro
António Madaleno tinha cerca de um ano de idade quando as Testemunhas de Jeová bateram à porta dos seus pais. A partir daí, foi educado segundo as doutrinas e normas da organização Torre de Vigia.
Não celebrava o Natal nem aniversários, não cantava o hino nacional na escola, andou de porta em porta a espalhar a mensagem apocalíptica da Torre de Vigia, subiu na hierarquia da organização e chegou a ancião. Até que um dia começou a questionar tudo.
Primeiro foi a questão da proibição de transfusões de sangue em membros das Testemunhas de Jeová. Depois, muitas outras questões surgiram. Quanto mais investigava, mais incrédulo ficava em relação às doutrinas da religião.
Após uma crise de consciência decidiu deixar tudo para trás, tornando-se desde então um ativista contra as seitas destrutivas e grupos de alto controlo.

Sobre o autor
António Madaleno nasceu em Lisboa em 1973 e foi educado segundo os ensinamentos das Testemunhas de Jeová. Depois de abandonar esta religião, entrou em Psicologia na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Enquanto aluno, participou na escrita do artigo «Psicologia das seitas e grupos que usam ‘influência social destrutiva’ e seu impacto na vida de seus membros».
Ao longo dos anos, tem escrito muitos artigos online sobre as doutrinas e práticas das Testemunhas de Jeová, tendo alguns deles já sido publicados.
Através de workshops e material publicado online na sua página de Facebook e no site Desperta!, tem também disponibilizado informação acerca de seitas destrutivas e grupos de alto controlo. Já participou em várias reportagens jornalísticas e programas de televisão. Actualmente, é activista e investigador nestas matérias.

O que dizem sobre o livro
«Mais do que um livro-denúncia, é um livro-testemunho que deveria ser lido pelos milhões de Testemunhas de Jeová que dão tanto das suas vidas a uma organização de que sabem tão pouco.»
Bruno Vieira Amaral, escritor

«Apóstata! é uma viagem pela verdade indesmentível das TJ, uma obra a ler sem dogmas, uma história de vida... que ninguém deve querer ter!»
António Veladas, jornalista

«Absolutamente essencial para conhecer os bastidores desta suposta religião, onde afinal prevalece a mentira, a falsa profecia, a hipocrisia e o desrespeito pela vida humana.»
Alexandre Ramos, psicólogo e investigador

«Um livro impactante, simples, claro e fácil de ler. Desejo que este livro ajude pessoas aprisionadas em alguma seita e as liberte da pior prisão que existe: a da consciência.»

«Ao longo das páginas de Apóstata!, revi-me em diversos momentos da minha infância e adolescência, enquanto Testemunha de Jeová. Agora, como psicóloga clínica e psicoterapeuta, recomendo a leitura a quem queira compreender ou simplesmente conhecer como funcionam grupos de controlo mental.»
Ana Caetano, psicóloga

«Madaleno é uma pessoa rara. É um pesquisador notável, crítico e inteligente. Seu trabalho abnegado tem resultado em uma exposição maciça da seita do movimento da Torre de Vigia. O resultado são milhares de vidas salvas e impactadas.»
Osmanito Torres, autor de De Ancião a Apóstata

2 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

E será verdade tudo o que escreve no livro?

Cumprimentos

António Madaleno disse...

O livro é uma auto-biografia fiel da minha experiência pessoal e existem testemunhas oculares de praticamente tudo o que relato, além de que é rico em notas de rodapé com citações, artigos e fontes noticiosas. Confirmo tudo o que digo no livro com informação adicional que pode ser confirmada por qualquer pessoa que deseje pesquisar.

Cumprimentos!