quarta-feira, 23 de setembro de 2020

«Abraça a Criança que Há em Ti», de Victoria Cadarso


Data de publicação: Julho de 2020
N.º de páginas: 296

Victoria Cadarso é uma psicóloga espanhola que já escreveu vários livros, entre os quais Abraza a tu niño interior (2013), que recentemente foi traduzido para o nosso idioma, num trabalho assinado por Margarida Luzia. O livro destina-se a todos os adultos que querem fazer as pazes com os seus fantasmas e curar algumas feridas que tiveram a sua génese no passado, mais precisamente na idade infantil.

Tudo o que decorreu na nossa infância, consciente ou inconscientemente, «deixou uma pegada indelével que nos marca e condiciona no momento presente»; é através dessas experiências que, desde então, filtramos grande parte da nossa vida, refere a autora nas primeiras páginas da obra.
Quem é, afinal, a nossa criança interior? Cadarso diz que é «a alma da pessoa», criada no seu interior pelo «Ser Superior presente em cada um de nós.» Desde a gestação, passando pelo nascimento e primeiro contacto com o mundo externo, tudo o que se passa no nosso meio – emoções, sentimentos e sensações tidas pela nossa progenitora e pelos nossos cuidadores –, têm interferência no nosso crescimento e temperamento que venhamos a ter no futuro. Se, por exemplo, tivermos sido uma criança crescida num ambiente pouco acolhedor, não sentindo o amor dos que nos eram próximos, poderemos vir a ser adultos inseguros, carentes e com medo do medo. O amor é visto, assim, como o antídoto para refrear o medo, segundo a especialista em psicoterapia.
Para fazermos o exercício de ‘abraçar a criança’ que um dia fomos, temos de «revisitar a nossa infância, apercebermo-nos do que então vivemos, do que sentimos e como lidámos com isso» e fazer um reprocessamento positivo (será necessário aceitar, perdoar e entender) de cada um dos acontecimentos que nos deixaram marcas: «Até aprendermos a aceitar-nos, a sentir apreço por nós próprios e a nos amarmos, não conseguimos expressar amor, apreço e aceitarmos os outros.»
Guiar o leitor pelo caminho para o reencontro com a sua essência, o seu verdadeiro eu, sem máscaras, é o que Victoria Cadarso propõe-nos em Abraça a Criança que Há em Ti, um livro destinado a todos aqueles que foram descurados ou maltratados emocionalmente e fisicamente, enquanto crianças.
Este livro, bem escrito e bem fundamentado, revela, em suma, que para entendermos a forma como somos, interagimos e agimos no presente, temos necessariamente que recuar até à nossa infância.
Abraça a Criança que Há em Ti é o resultado de muitos anos de estudo e experiência que a especialista em PNL, TFT, EMDR, entre outras técnicas, obteve através de terapia individual e em grupo, cursos de desenvolvimento pessoal e formações. 

Excerto 

«O AMOR é um estado motivacional, uma energia que nos dá vitalidade, que nos dá esperança, que nos proporciona confiança, que nos dá alegria e nos incute o valor necessário para sairmos para o mundo e nos mostramos. O amor dá-nos tudo o que necessitamos para nos podermos desenvolver, para termos confiança em nós próprios, nas nossas capacidades, para confiramos nos outros e estarmos motivados para contribuirmos para o mundo.»

1 comentário:

Marcelo R. disse...

Fiquei interessado no tema. Obrigado por partilhar