sábado, 2 de janeiro de 2021

[Inédito] 6 editoras portuguesas homenageiam George Orwell em Janeiro, com a saída de 4 edições de «Quinta dos Animais»/«O Triunfo dos Porcos» e 3 edições de «1984»

Em 2020 foram reeditadas em Portugal as duas obras maiores de George Orwell: 1984 (
um dos 100 Livros que mudaram a História, segundo a BBC) saiu pela editora Clube do Autor em Março - e volta a ganhar uma nova reimpressão, que fica disponível no próximo dia 6; A Quinta dos Animais ganhou nova edição no mês de Dezembro pela Antígona. A novela gráfica oficial da magnus opus de Orwell, uma distopia absolutamente genial, foi também publicada por cá em Outubro passado, pela Alfaguara, com adaptação e ilustração de Fido Nesti.

 


Neste mês, o nome de George Orwell estará escrito na capa de vários livros, de várias editoras. Já na próxima segunda-feira, 4 livros deste autor serão publicados por duas chancelas do Grupo Porto Editora. Pela Livros do Brasil sai 1984 (tradução a cargo de Geraldo Quintas) e Quinta dos Animais (Adriana Veleda assina a tradução portuguesa), e pela Porto Editora edições ilustradas, pelos artistas urbanos GonçaloMAR e Vhils, destes dois títulos.
 

A 14 de Janeiro também a Bertrand Editora publica a fábula O Triunfo dos Porcos, com tradução de Maria Antunes (em Fevereiro, a editora anunciou que lançará 1984). Este mesmo título,
um retrato político e social da implantação de um regime totalitário, ganhará outra edição, no dia 21, pela Cultura Editora.

 

Além destas variadas edições das duas maiores obras do escritor, jornalista e ensaísta político inglês, chega a Portugal também neste mês - parece que em homenagem a George Orwell - uma colectânea com ensaios deste autor: George Orwell - Ensaios, com o cunho das Edições 70.

 

-------------------  Actualização a 12-01-2020  ------------------

Afinal, mais edições destes dois livros de Orwell chegarão às livrarias pela LeYa a 19 deste mês, com o cunho das Publicações Dom Quixote! Vasco Gato assina a tradução de 1984 e Francisco J. Gonçalves trabalhou na tradução de O Triunfo dos Porcos.

Portanto, actualizando o título deste post: 7 editoras portuguesas homenageiam George Orwell em Janeiro, com a saída de 5 edições de «Quinta dos Animais»/«O Triunfo dos Porcos», 4 edições de «1984» e um livro de ensaios.

 

 -------------------  Actualização a 20-01-2020  ------------------

Incrível. Mais edições! Com prefácio de Gonçalo M. Tavares e tradução de José Miguel Silva, pela Relógio d'Água lançou-se em meados deste mês 1984, com duas capas distintas.


Com chegada às livrarias a 22 de Fevereiro (data prevista), a Cavalo de Ferro também irá publicar uma nova edição, cartonada e profusamente ilustrada por Ralph Steadman, de A Quinta dos Animais. A obra inclui dois prefácios históricos de George Orwell.

A obra do escritor inglês entrou este mês no domínio público, é por isso a razão de tantas edições destes seus livros.

Portanto, actualizando o título deste post: 9 editoras portuguesas homenageiam George Orwell em Janeiro, com a saída de 6 edições de «Quinta dos Animais»/«O Triunfo dos Porcos», 6 edições de «1984» e um livro de ensaios.

Sem comentários: