quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Na 2.ª semana de Março saem livros com dicas para combater a depressão e a ansiedade

À venda a 8 de Março estarão as próximas novidades da Nascente, a chancela da 20|20 Editora que publica livros sobre corpo e mente.

O Poder Curativo do Nervo Vago é um bestseller sobre a importância do órgão que liga o cérebro ao intestino, do autor e terapeuta corporal Stanley Rosenberg. O livro inclui exercícios para combater a ansiedade, a depressão, traumas e fobias.

De Uma Naidoo, psiquiatra, especialista em nutrição e chef profissional norte-americana - reconhecida pela Associação Americana de Psiquiatria como a primeira psiquiatra nutricional -, chega-nos Cérebro e Alimentação, um guia sobre os alimentos que ajudam a combater a depressão e a ansiedade, entre outras doenças.

Sinopse
Um guia prático para compreender o eixo nervoso cérebro-intestino enquanto chave do bem-estar, baseado na Teoria Polivagal — um dos desenvolvimentos mais importantes na neurobiologia. Stanley Rosenberg explora o papel crucial que o nervo vago desempenha na determinação da saúde, e explica que uma miríade de sintomas comuns — da ansiedade e depressão às enxaquecas e dores nas costas — indica um deficiente funcionamento do referido nervo.
Através de uma série de exercícios fáceis, este livro mostra como podemos regular o nervo vago para induzir o relaxamento profundo, melhorar o sono e recuperar de lesões e traumas. Útil para psicoterapeutas, fisioterapeutas, médicos e cuidadores, bem como para qualquer pessoa que experimente o stress ou a depressão, este guia demonstra como podemos trazer o corpo para o estado de segurança que ativa a sua capacidade inata de cura.

«Stanley Rosenberg desenvolveu um sistema para promover estados de segurança, permitindo que o corpo otimize o comportamento, a saúde mental e a homeostasia fisiológica.» — Dr. Stephen W. Porges, professor de psiquiatria e autor da Teoria Polivagal

 

Sinopse
Apesar dos avanços extraordinários nos últimos anos, a saúde mental continua em crise. E o tópico que, por vezes, se perde em discussões a esse respeito é que a nossa alimentação pode ter um efeito tão profundo no cérebro como os fármacos que tomamos. Um gesto natural como comer pode ser tão potente como um medicamento que custa milhões para desenvolver e testar.
A complexa relação entre o intestino e o cérebro, que constitui a base deste livro, demonstra a reciprocidade entre a alimentação e a saúde mental — más escolhas alimentares levam a um aumento de doenças mentais, e as doenças mentais levam a más escolhas alimentares. Em cada capítulo, encontrará estudos que promovem especificamente o consumo ou a restrição de alimentos para doenças que vão desde a depressão e a ansiedade, até à esquizofrenia e à doença bipolar, passando pelas insónias ou a fadiga.

«Com base em pesquisas de vanguarda, este livro dá-lhe tudo o que precisa para elaborar um plano alimentar focado na otimização da saúde e do desempenho do seu cérebro.» - Dr. David Perlmutter, autor de Cérebro de Farinha

Excerto
«Nutrição e psiquiatria podem não parecer a mais natural das combinações. Quando imaginamos o Dr. Freud com o seu cachimbo e o seu sofá de couro, provavelmente não estará a passar uma receita de salmão assado no seu bloco de prescrições. Na verdade, na minha experiência, os psiquiatras mandam os pacientes para casa com fármacos ou indicação para outros tipos de terapêutica, mas nenhuma orientação sobre como os alimentos podem ajudá‑los a resolver os problemas que os levaram ao pensarem constantemente nos alimentos que estão a ingerir — como afetam o coração, o meio ambiente e, acima de tudo, a linha da cintura —, não pensamos na influência que estes têm nos nossos cérebros.»

Sem comentários: