sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Novidade da Pactor editora: «Gestão de Tempo e Organização do Trabalho»


Tendo como principal tema a gestão do tempo, acaba de ser lançado o livro Gestão de Tempo e Organização do Trabalho, do professor catedrático Fernando Boavida.
Este guia prático que mostra o que costumamos fazer errado e que identifica formas eficazes de organizar o tempo no contexto atual em que vivemos, permite uma aprendizagem em várias vertentes: planeamento a curto, médio e longo prazo; estabelecer a duração e datas-limite de tarefas; lidar com interrupções e urgências; organizar tarefas e criar agendas e listas; planear ciclos de trabalho e de descanso; gerir reuniões, equipas e projetos; e ser produtivo em teletrabalho.

Texto sinóptico
Muito do sucesso ou insucesso pessoal e profissional passa por uma correta gestão de um dos recursos mais limitados e mais críticos de que dispomos: o tempo. Tomar decisões sobre o que fazer ou não fazer, quando fazer, como organizar o trabalho, quando trabalhar e quando descansar, como identificar, delegar e gerir tarefas, ou como interagir com outros, é determinante para atingir bons resultados a nível profissional, mas também, pessoal, alcançando o bem-estar e, em última análise, a felicidade.
Este livro, destinado a todos, desde as pessoas que nada sabem de gestão de tempo às que acreditam que já tudo sabem sobre este tema, constitui-se como um instrumento de grande utilidade para todo o tipo de profissionais, que trabalham individualmente ou em equipa, sujeitos à pressão de produzir os melhores resultados em tempo limitado.

Com este livro aprenda a:
· Gerir o tempo · Planear a curto, médio e longo prazo · Estabelecer a duração e datas-limite de tarefas · Lidar com interrupções, urgências e curto prazo · Organizar tarefas · Criar agenda e lista · Planear ciclos de trabalho e de descanso · Lidar com reuniões · Gerir equipas e projetos · Ser produtivo em Teletrabalho.
Excerto
«Como evoluiu a gestão de tempo ao longo da História? É suficiente maximizar a eficiência na execução de tarefas? Quando e como priorizar tarefas? Que tarefas aceitar e que tarefas recusar? Como se pode multiplicar o tempo de que se dispõe? Como se pode ganhar tempo? Quando se deve começar a trabalhar numa tarefa? Como se devem definir datas-limite? O que fazer e como organizar o curto, médio e longo prazo? Vale a pena multiplexar tarefas? Como é que a multiplexagem de tarefas deve ser feita? Como organizar o nosso tempo, a nossa agenda e a nossa lista de tarefas? Como lidar com reuniões? Como gerir equipas e projetos? (...)
As ferramentas e tecnologias para gestão de tempo e organização do trabalho, de que dispomos nunca foram tão poderosas e, no entanto, muitos são os que não conseguem lidar com as tarefas que lhe são atribuídas e estão constantemente atrasados.»

Da Pactor, foi publicado recentemente A Psicologia da Pandemia, de Mauro Paulino e Rodrigo Dumas-Diniz.
Uma das próximas novidades do Grupo Lidel: Cardiologia, de Victor Machado Gil.

2 comentários:

kassie disse...

Um livro muito útil. Ainda recentemente fiz um curso nesta temática no Linkedin.

Carla Pereira Sousa disse...

Muito útil. Com o confinamento e demasiado tempo sem horários a cumprir, acho que ainda desperdiço mais tempo.