segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

São novidades «Da Psicologia à Gestão de Pessoas» e «Psicologia do Testemunho»

Da Psicologia à Gestão de Pessoas

Casos de Intervenção em Organizações

Coordenação: Ana Veloso e Cristina Pinto de Sá
Como criar um novo departamento numa organização? Como integrar a formação com a avaliação de desempenho? Como implementar um sistema de qualidade? O que fazer com os resultados de um diagnóstico de satisfação? Como calcular um novo salário? Qual a importância da criatividade e da inovação no sucesso organizacional?
Estas são algumas das questões abordadas nos casos reais descritos neste livro, relatados na primeira pessoa pelos seus atores – diretores de recursos humanos, consultores e psicólogos – e vividos não só em grandes organizações industriais e de serviços como em PME, municípios e organizações sem fins lucrativos em Portugal e no Brasil.

Psicologia do Testemunho
Da Prática à Investigação Científica

Coordenação: Laura Alho e Mauro Paulino
A Psicologia do Testemunho é uma das áreas da Psicologia da Justiça, cuja evolução e investimento crescente têm constituído o mote para a identificação de problemas e para a possível resolução dos mesmos, com vista à diminuição de erros judiciais. Tem-se assistido a uma maior preocupação em levar a cabo investigações que pretendem abranger questões de grande complexidade e preencher lacunas, ao nível da sistematização do conhecimento científico internacional e da sua aplicabilidade e adequabilidade ao panorama português.
Daqui resulta inevitavelmente a premência da produção científica. Numa confluência de saberes, este livro reúne não só profissionais com larga experiência profissional e científica, mas também jovens investigadores que têm incentivado a mudança e a consciencialização de paradigmas importantes no desenvolvimento desta área. Todos os atores do sistema judicial - juízes, Ministério Público, órgãos de polícia criminal, advogados, vítimas, testemunhas, ofensores e demais profissionais - poderão beneficiar deste livro e do seu contributo inegável para os avanços científicos na área da Psicologia do Testemunho.


Outro livro que pode suscitar interesse: Noções de Psicologia do Testemunho (Edições Almedina)

Sem comentários: