sábado, 27 de fevereiro de 2021

Duas próximas publicações das Edições 70

Em O Código dos Códigos, o crítico literário Northrop Frye examina a Bíblia como a mais importante influência na tradição artística e literária ocidental. Neste estudo clássico, Frye rejeita as interpretações dogmáticas e literais, preferindo celebrar a singularidade da Bíblia como uma obra distinta dos restantes textos épicos e sagrados. A sua análise original apresenta a Bíblia como história redentora com uma perspetiva poética visionária que complementa a ciência na compreensão da natureza humana. Neste texto inexcedível, Frye mostra que a Bíblia pode e deve ser lida como uma das obras literárias mais elevadas da Humanidade.

Acontecimentos recentes, como a ocupação de Wall Street em 2011, colocaram as estratégias de desobediência civil não-violentas na ordem do dia. Em A Força da Não-Violência, a filósofa pós-estruturalista estadunidense Judith Butler mostra como a luta política pela igualdade social deve ser travada no contexto de uma ética da não-violência. Para a principal teórica da corrente feminista hoje dominante, a não-violência é muitas vezes erradamente vista como uma prática passiva que emana de uma região serena da alma, quando, na verdade, a não-violência é uma posição ética dentro do espetro do campo político.
Considerar a não-violência como um problema ético no seio da filosofia política exige uma crítica do individualismo, bem como uma compreensão das dimensões psicossociais da violência. Butler recorre a Foucault, Fanon, Freud e Benjamim para mostrar como a interdição da violência pelo Estado, a quem pertence o seu monopólio, deixa de fora vidas que são vistas como não sendo dignas de luto. Assumindo que as justificações da violência estatal e administrativa são animadas por «fantasmas raciais», Butler preconiza que a violência é muitas vezes atribuída àqueles que estão mais severamente expostos aos seus efeitos letais. A luta através da não-violência é travada por movimentos de transformação social que reconhecem que a interdependência da vida está na base de qualquer igualdade política ou social.

Sem comentários: