sábado, 2 de outubro de 2021

Novos livros de não-ficção: «Uma Questão de Morte e de Vida» e «O Rapaz de Buchenwald»

São dois livros de não-ficção que a chancela Desassossego, das Edições Saída de Emergência, vai publicar a 21 e 28 deste mês.
Escrito por duas pessoas com uma profunda experiência de vida - Irvin D. Yalom e Marilyn Yalom, a sua companheira -, Uma Questão de Morte e de Vida é uma dádiva com o coração aberto para todos os que procuram apoio, alívio e uma vida com sentido.
Em O Rapaz de Buchenwald, os leitores podem contar com uma arrebatadora história de resiliência, dor e superação, de Robbie Waisman, uma criança que sobreviveu ao Holocausto.

O luto é o preço a pagar pela coragem de amar outras pessoas.
O aclamado psicoterapeuta Irvin Yalom dedicou a sua carreira aos que sofrem de ansiedade e luto. Contudo, nunca teve necessidade de autoaplicar os seus conselhos até que a mulher, a prestigiada autora Marilyn Yalom, foi diagnosticada com cancro. Em Uma Questão de Morte e de Vida, Marilyn e Irv partilham a forma como aceitaram nas suas vidas as novas provações: Marilyn a de morrer uma «boa morte» e Irv a de continuar a viver sem a sua esposa amada.
Em relatos alternados dos últimos meses que passaram juntos, e dos primeiros meses de Irv sozinho, ambos partilham uma visão rara e única de como enfrentar a mortalidade e lidar com a perda daqueles que amamos. Com a sabedoria de quem refletiu profundamente e o afeto familiar de namorados de adolescência que entraram juntos na idade adulta, eles abordam as questões universais da intimidade, do amor e do luto.

Do mesmo autor de Eu, Yalom - Memórias de um Psicoterapeuta (2018), A Psicologia do Amor (2011), O Problema Espinosa (2014), entre outros.


Abril de 1945. Quando as forças americanas libertam o campo de concentração de Buchenwald, descobrem quase mil rapazes judeus que tinham sido escondidos e protegidos pelos prisioneiros do campo. Ninguém sabe o que fazer com eles – e, durante dois meses, os jovens permanecem nos dormitórios da prisão sem qualquer tipo de rotina ou orientação.
Estes «Rapazes de Buchenwald» estavam zangados com o mundo pelo abuso que tinham sofrido e encontraram na violência uma fuga: roubavam para se alimentarem, eram conflituosos e lutavam por poder. Tudo mudou quando Albert Einstein e o rabino Herschel Shachter descobriram a história destes jovens e os levaram para França, para uma reabilitação com vista à integração na sociedade.
Este é o testemunho de Romek Wajsman, agora Robbie Waisman, um desses rapazes, que partilha a sua extraordinária história de transformação da dor em resiliência, e da superação de uma perda incrível para encontrar uma alegria extraordinária.

Sem comentários: