sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Livro dá a conhecer o 'Xiu Yang', a tradição taoista de cultivar o coração

Além destes livros, outra das novidades de Outubro da Editora Pergaminho é o livro Xiu Yang, da autora, professora e formadora Mimi Kuo-Deemer. Assina a tradução portuguesa Elsa T. S. Vieira.

Sinopse
Ao longo de milénios, os sábios, líderes espirituais e políticos chineses orientaram as suas vidas, decisões e ações por um princípio taoista tão simples quanto eficaz: Xiu Yang. Abreviatura do ditado Xiu xin, yang xin - cultivar o coração, alimentar o coração - , este conceito é a chave de uma vida feliz e equilibrada.
Tal como a terra é cultivada com carinho e paciência para gerar as colheitas mais abundantes, também o espírito humano precisa de ser cuidado, alimentado e nutrido. Tal como a terra precisa de ser suavizada e purificada, também as irregularidades e impurezas da mente, do corpo e do espírito têm de ser retiradas para que o coração humano floresça em pleno. O equilíbrio interior gera o brilho exterior; para estarmos em harmonia com os outros e com o mundo, temos de estar em harmonia connosco.
A tradição taoista prescreve práticas específicas para este cultivo do eu. Mimi Kuo-Deemer adapta algumas destas práticas ao estilo de vida moderno, integrando-as sob a forma de práticas de meditação, mindfullness, qi gong e ioga, bem como conselhos e indicações práticas a nível de exercício, alimentação e gestão de tempo.
Excerto
«O xiu yang ajuda-o a perceber aonde a autocultivação pode levá-lo: à aceitação de uma noção de eu que não é fragmentada, separada e danificada, mas sim parte da totalidade deste universo, que é sempre pleno e completo.»

Sem comentários: