terça-feira, 19 de outubro de 2021

Síndrome de Asperger em destaque no romance «No Seu Mundo», de Jodi Picoult


Uma nova edição de No Seu Mundo, um livro de Jodi Picoult que há muito tempo encontra-se esgotado, voltará a estar disponível na rede livreira, a partir do dia 4 de Novembro. Este romance aborda a síndrome de Asperger, uma condição que faz parte do espectro autista.


“Inteligente, obsessivo: No Seu Mundo é um dos melhores livros de Jodi Picoult.”
USA Today

Sinopse
Jacob Hunt é um adolescente com síndrome de Asperger. Incapaz de interpretar pistas sociais ou de se expressar segundo os padrões de sociabilidade universais quando frente a frente com outras pessoas, é, apesar disso, um ser humano brilhante em muitos aspetos. A sua atenção converge, contudo, para um tópico muito particular - a ciência forense. Através de um aparelho que guarda no seu quarto consegue aceder à frequência de rádio da polícia e, dessa forma, identificar vários locais de crime, nos quais aparece depois dizendo invariavelmente aos polícias como devem fazer o seu trabalho - e as suas indicações são quase sempre acertadas.
No entanto, quando a pequena comunidade onde vive é abalada por um homicídio terrível, todas as pistas apontam para ele. O comportamento de Jacob apresenta os traços distintivos do Asperger, mas é simultaneamente o comportamento de um suspeito culpado aos olhos dos agentes. E, de súbito, a família Hunt dá por si no centro das atenções. Para Emma, a mãe de Jacob, é um lembrete brutal da intolerância e incompreensão que sempre assolaram a sua família. Para Theo, irmão mais novo, apenas mais um indicador de que, graças a Jacob, nada na sua vida é normal. Emma está determinada a provar a inocência do seu filho, mas sobre esta família paira a mais terrível de todas as interrogações: foi Jacob quem cometeu o homicídio?

De Jodi Picoult, a Bertrand Editora tem no seu catálogo os títulos Jogos Cruéis, Memórias Esquecidas, Tudo por Amor, Uma Verdade Simples e Frágil.

Sem comentários: