sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Novos livros sobre a Idade Média, o Império Romano e as Epidemias

A Idade Média: A verdadeira Idade das Luzes é um livro que desmistifica preconceitos acerca da Idade Média, propondo-se reescrever o entendimento geral deste período. Seb Falk é historiador, radialista e professor na Universidade de Cambridge, onde leciona História Medieval e História da Ciência. Em 2016 foi nomeado um dos Grandes Pensadores da sua geração pela BBC.

Depois de Roma e Império, em Dominus, o americano Steven Saylor, autor bestseller de romances históricos, dá continuidade à narrativa do maior e mais lendário império na história da humanidade com alguns dos seus capítulos mais tumultuosos e significativos. Steven Saylor regressa à cidade eterna para rematar a história iniciada em Roma e que, no culminar desta trilogia, relata acontecimentos cujo desfecho ainda hoje ressoa em todos nós.


Pestes e Povos, do historiador norte-americano William H. McNeill, relata o impacto das epidemias na ascensão e queda das civilizações. Desde a conquista do México, tanto pela varíola como pelos espanhóis, à peste bubónica na China, passando pela epidemia de febre tifóide na Europa, ou pela SIDA na década de 1980, percebemos como a História das doenças corresponde à História da humanidade.

Sem comentários: