quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

«Economia Portuguesa» é um dos novos livros da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Há quinze anos que a economia de Portugal não cresce, continuando a divergir face à média europeia e com os indicadores sociais do país a melhorar muito lentamente. Economia Portuguesa: as últimas décadas analisa a raiz do problema.
Passada quase uma década sobre a primeira edição deste livro, a editora da Fundação Francisco Manuel dos Santos publica uma 2ª edição, revista e aumentada (com um capítulo).

O presente ensaio actualiza uma radiografia crucial iniciada em 2010. Na raiz e complexidade do problema da economia portuguesa, identifica e analisa a fraca produtividade, decorrente da protecção do sector não-transaccionável, a que não são alheios os grandes projectos políticos pós-revolução: o Estado-Providência, a União Europeia e o euro. E avisa: o regresso da dependência do cordão umbilical das transferências europeias para manter um ritmo mínimo de crescimento económico não é garantia de uma evolução sustentada.


Luciano Amaral é autor de outros livros como Economia Portuguesa: as últimas décadas (2010), Rica Vida (2014) e Em Nome do Pai e do Filho... (2015).

Outras novidades de Janeiro da FFMS:
Economia Azul, de Duarte Bué Alves; O Governo de Portugal, de Pedro Silveira.

1 comentário:

Unknown disse...

Parece-me bastante interessante, estou curiosa para o ler.