quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O romance de Hermann Hesse «Ele e o Outro» ganha nova edição


Na primeira semana do próximo mês é publicado pelas Edições Dom Quixote uma das primeiras narrativas do escritor galardoado com o Nobel de Literatura de 1946, Hermann Hesse. Segundo o biógrafo Joseph Mileck, Ele e o Outro é "a mais implacável das várias exposições autobiográficas de Hesse."
Klein und Wagner, de seu título original, foi publicado pela primeira vez, na Alemanha, em 1919. Em 1952, este título foi traduzido para o nosso idioma e publicado pela Guimarães Editores. Há muitos anos que se encontrava esgotado.


Texto sinóptico
Ele e o Outro conta a história de Friedrich Klein, um escriturário de meia-idade que desvia dinheiro ao patrão e foge para Itália. No entanto, Klein não é um criminoso comum, mas um burguês auto-alienado e atormentado, que apenas procura paz e realização pessoal. Enquanto reflete sobre o seu destino, Klein reconhece que a sua principal motivação foi a compulsão e o desejo de matar a mulher e os filhos, e que tal só poderá ser evitado se abandonar totalmente a sua antiga vida. Esta viagem sombria está associada ao nome de Wagner, o famoso compositor, e igualmente a um professor alemão que, em 1913, assassinou a mulher e os filhos.
Apesar da sua fuga, Klein não consegue ultrapassar a sua dor. Em vez de se sentir liberto, sente-se uma vítima dos seus próprios pensamentos e vê o seu cérebro como um caleidoscópio no qual as diversas imagens que rodam são orientadas pela mão de outra pessoa. Ao longo da história, Klein pondera várias vezes suicidar-se. Quando se encontra já em situação de desespero, conhece Teresina, uma jovem loura por quem se sente atraído, ainda que tenha sentimentos ambivalentes. Para Klein, algo em Teresina simboliza a vitalidade mas também uma ligação com o eterno feminino. Mas quando Teresina o questiona sobre o seu passado, ele recusa dar uma resposta clara e direta.

Do mesmo autor, encontram-se publicados pela Dom Quixote títulos como DemianPeter Camenzind.

1 comentário:

Fernanda Souza disse...

Quero muito ler este livro❤️